Opinião

A vitória é dos professores e das professoras que não desistiram, e não abdicaram de um único mês, dia ou hora.

Num momento positivo da economia, os trabalhadores não podem continuar a ser os parentes pobres e ver a sua vida a prazo.

Adere ao Bloco

Destaque

Os canis municipais dos Açores registam um incumprimento generalizado das medidas de controlo da população de animais de companhia ou errantes aprovadas pelo parlamento dos Açores em 2016. Os relatórios das inspeções realizadas pelo Governo Regional – a que o BE teve acesso, através de requerimento – demonstram que continua a haver um grande desrespeito pelo bem-estar animal na grande maioria das autarquias.

O Bloco de Esquerda lamenta que a ministra do Mar tenha recusado agendar uma reunião com deputados e deputadas do parlamento dos Açores para analisar as propostas de alteração à Lei do Mar que pretendem alargar os poderes das Regiões Autónomas no que diz respeito à gestão do seu espaço marítimo. Uma destas propostas é da autoria do BE/Açores.

Notícias

O Bloco de Esquerda conseguiu assegurar o apoio financeiro da Região à autarquia da Praia da Vitória para que os terrenos do Bairro de Santa Rita sejam adquiridos pelos proprietários das casas por valores economicamente suportáveis, tendo em conta os rendimentos de cada agregado familiar.

É urgente "pôr fim à política do PS que transfere os recursos públicos para os mais poderosos", disse António Lima, líder do BE, que acusa o Governo Regional de ceder "à gula dos poderosos" à custa do desinvestimento nos serviços públicos e à custa dos direitos de quem trabalha. O BE anunciou que vai votar contra o Plano e Orçamento para 2019.

O Bloco de Esquerda garantiu o prolongamento da vigência do Programa Especial de Apoio Social para a Ilha Terceira por mais um ano, até 1 de janeiro de 2020. A proposta foi aprovada no âmbito do Orçamento de Estado e garante que os residentes na ilha Terceira continuam a ter acesso facilitado aos apoios sociais, assim como o aumento do valor e do período de atribuição.

PS e PSD uniram-se na Assembleia da República para chumbar a proposta do Bloco de Esquerda que pretendia garantir que os passageiros residentes nos Açores passassem a pagar, no máximo, apenas 134 euros para viagens entre a Região o continente.

Dossiers

Assina