Share |

Mulher ao "poder"

É realmente com satisfação que vemos, cada vez mais, mulheres a chegar ao poder nas mais variadas áreas da nossa sociedade. 

Sendo o Município da Lagoa, o único dos Açores, que tem atualmente como Presidente da Câmara uma mulher, e sendo um grande defensor dos direitos das mulheres e da igualdade de género na sociedade e no acesso a tudo o que a contempla, e como residente neste concelho, não podia deixar de admirar essa presença feminina única a chefiar um concelho, mas é um admirar, algo agri-doce.

Tendo nós a única mulher presidente de câmara nos Açores, não deveríamos ser um concelho em que essa igualdade, ou pelo menos, a intenção, se notasse e/ou evidenciasse ainda mais?!

Ouvimos sempre que a Lagoa é um concelho virado para o Mar, e fala-se desde as zonas balneares de excelência, da orla costeira, que continua por ser revitalizada desde a Pousada da Juventude até ao Portinho de São Pedro, mas segundo a autarca, será… a seu tempo…, e da pesca. E se virássemos as atenções, ou a Sr.ª Presidente as virasse, para Terra? Por Lagoa adentro e desviando o olhar do mar e dos pescadores, vemos mulheres, mulheres em grande número desempregadas, mulheres que ficam em terra, enquanto os maridos partem, e cuidam dos filhos e da casa, porque não têm emprego, uma ocupação; mulheres com alguma idade já, com um olhar triste, cabisbaixo, cujos maridos “partiram” no mar e sobrevivem duma pequena pensão, pois elas próprias nunca trabalharam, nunca descontaram para uma reforma, para a sua reforma; mulheres cujos agregados familiares são extensos, e vivem por vezes de um Rendimento Social de Inserção que quase não dá para as despesas básicas de uma família; mulheres de garra e de guerra que lutam diariamente para ter comida para os filhos; mulheres vítimas de violência doméstica; mulheres que não tiveram oportunidade de estudar, e de avançar num rumo profissional por falta de habilitações, mulheres que não chegaram a Presidente da Câmara.

Estamos em pleno século XXI, e o BE está agora na Lagoa, para todos, sejam homens, sejam mulheres.