Share |

Sirenes de Ponta Delgada

Há alguns dias atrás, vi a notícia da visita e reunião da Presidente do Município da Lagoa, com o Diretor Clínico do Centro de Saúde de Lagoa, em que muito se congratularam e enalteceram pelo alargamento do horário de funcionamento do referido Centro de Saúde, até às 19:00, permitindo, assim, aos munícipes um atendimento em horário mais alargado, tendo como resultado uma melhoria na prestação dos cuidados de saúde aos utentes lagoenses… Até aqui, ótimo!

Durante esta semana, estive a ler o Plano de Emergência Municipal de Lagoa, constante do site do município, revisto em setembro de 2015, muito bem estudado, preparado e elaborado, até com as siglas todas devidamente esclarecidas, para os menos entendidos na matéria. Até aqui, também, tudo ótimo… Até que a sigla BVPD surge. Aqui a coisa entorta, é que a mesma quer dizer “Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada”.

E foi aí que pensei: "Epá, as sirenes vêm de Ponta Delgada".

Ora, a Lagoa é uma cidade, que segundo os Censos de 2011 tem, distribuídos por 5 freguesias, 14.442 habitantes. E é aqui que penso: “Bem… temos cidade, temos cidadãos, temos um centro de saúde que fecha às 19:00, e um plano de emergência municipal, em meu entender bem elaborado, mas, e as sirenes que ouço às vezes?!

Ah, pois é. Vêm de Ponta Delgada..."

Os munícipes com situações de doença grave, acidentes, ou situações de emergência só têm um destino, o Hospital de Ponta Delgada, mas para que lá cheguem, aguardam, e aguardam, pelas sirenes que vêm de Ponta Delgada.

Existe um incêndio, grave ou não? Espera aí, e vai ardendo, que a sirene já vem aí... de Ponta Delgada.

Ponho-me a pensar, mesmo havendo protocolos de cooperação assinados, e até atendendo à “proximidade” a Ponta Delgada, se não seria útil para os lagoenses, pensar-se numa pequena unidade de Bombeiros, ou um centro destacado, mesmo dos de Ponta Delgada, via protocolo, para manutenção constante na cidade de uma ambulância, e pelo menos um pequeno autotanque, e alguns bombeiros.

Aí, ouviríamos as sirenes da Lagoa.