Share |

Manta de Retalhos

Era eu muito pequeno, e habituei-me a ver a minha mãe e as vizinhas a fazerem mantas de retalhos. Para mim, na altura, aquilo ficava terrível e era um atentado à visão, pelo impacto visual tão colorido que tinha. Mas pronto, lá percebia que era para se aproveitar os restos de tecidos daqui e dali, e dar-lhes uso.

Hoje em dia, e a esta altura do campeonato, tenho outra visão de uma manta de retalhos, (além da tradicional, claro ). Basta olhar para o nosso Governo Regional, em época muito próxima de eleições, e vê-lo a tecer uma manta de retalhos enorme, com ponta daqui, costura dali, prega daqui, tesourada dali, a tentar compor uma manta de retalhos. Sim, retalhos, porque estão a pegar no resto do que lhes resta para, em cerca de 4 meses, mostrarem a manta feita. Só imagino o nosso Presidente tipo o “Dr. Brinquedos” - para quem vê desenhos animados - a consertar o pouco que consegue e dar uma cara nova… velha... aos assuntos.

É que basta pegar apenas nas últimas 2 ou 3 semanas:

- Governo dos Açores investe 170 mil euros em programa de monitorização das pescas.

- Governo dos Açores atribui apoios para recuperação de habitação degradada a 25 famílias da ilha de São Miguel.

- ERSARA e EPAL assinam protocolo de cooperação para apoio às autarquias e serviços municipalizados da Região.

- Governo dos Açores realiza investimento superior a 4 ME na estrada de acesso à Ribeira Quente.

- Vasco Cordeiro reivindica apoio suplementar para os Açores junto do Comissário Europeu da Agricultura.

- Segunda fase do Parque de Exposições da Terceira adjudicada por mais de 4 ME.

- AGROCRÉDITO já apoiou financiamento bancário a meia centena de agricultores.

- Vasco Cordeiro anuncia cerca de 40 novos cursos profissionais para os jovens Açorianos no próximo ano letivo.

- Açores vão ter segunda tripulação em permanência para helicóptero de busca e salvamento.

- Presidente do Governo recebe relatório de Grupo de Trabalho com orientações e medidas concretas para o setor das Pescas.

- Governo dos Açores vai implementar novo regime de reformas antecipadas na agricultura.

- Lecionação de temas e conteúdos sobre os Açores está assegurada, afirma Avelino Meneses.

Já viram um executivo como estes? Uma autêntica tropa de elite. Levam 3 anos e meio de recruta, e nos últimos 6 meses juram bandeira a mostrar, a todo o vapor, que se trabalha.

Caros açorianos e açorianas, precisamos de um governo que se lembre que tem sob a sua gestão, a população de 9 ilhas a tempo inteiro. Precisamos de um governo que veja as pessoas, ouça, trate e resolva, ao longo de 4 anos de mandato, e não apenas em vésperas eleitorais, para que fique na memória apenas até à data de ir às urnas.

 Felizmente, espero e acredito que todos nós tenhamos memória longa, e mostrar ao atual executivo que chega de sermos uma região estanque, como fomos em anos de PSD, e como temos sido em anos de PS.

Vamos Açores, com coragem, em Outubro mostrar que temos voz e fazer do nosso parlamento aquilo que nós queremos, esquecer as laranjas, esquecer as rosas e misturar, vamos fazer um arco-íris.