“BE vai apresentar proposta para referendar projecto de incineração”

O Bloco de Esquerda quer que a população tenha uma palavra a dizer sobre os projectos de incineração que estão previstos para os Açores, e vai, por isso, apresentar uma proposta de realização de referendos locais sobre esta matéria, nos municípios de Ponta Delgada e Ribeira Grande – em que está representado nas respectivas Assembeias Municipais. O anúncio foi feito esta tarde por Vera Pires, deputada do BE na Assembleia Municipal de Ponta Delgada.

Estas propostas serão discutidas nas reuniões destes órgãos autárquicos no próximo mês de Junho.

O BE pretende assim promover um amplo debate sobre todas as soluções alternativas possíveis e a participação dos cidadãos na decisão sobre assuntos que lhes dizem directamente respeito. “É esta democracia que defendemos”, disse a deputada municipal.

Tendo em conta as consequências a longo prazo, no que diz respeito à saúde pública, à sustentabilidade ambiental, e aos custos económicos associados à incineração, o BE entende que esta decisão não pode ser tomada sem um amplo debate prévio, e sem ser facultada toda a informação disponível que sustente a opção tomada.

Vera Pires salientou que os debates públicos promiovidos pelo BE sobre esta matéria em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo vieram confirmar publicamente que os estudos efectuados pelas entidas promotoras das previstas centrais de incineração se focaram apenas na solução previamente escolhida: “Foram feitas visitas apenas a instalações do mesmo tipo – incineradoras – e estudos comparativos apenas entre a incineração e a deposição em aterro”.

No entanto, existem soluções alternativas, como é o caso das centrais de tratamento mecânico e biológico, que são amigas do ambiente, permitem a criação de postos de trabalho em todas as ilhas, e são muitos menos dispendiosas. Além disso – ao contrário da incineração – o tratamento mecânico e biolóico respeita a hierarquia de gestão e tratamento de resíduos definida pela União Europeia e promove a reciclagem, permitindo alcançar as metas estabelecidas pela própria UE.