Share |

Alexandra Manes quer Praia da Vitória livre de violência doméstica

Alexandra Manes, candidata do BE à autarquia da Praia da Vitória, propõe a implementação de um plano municipal de combate à violência doméstica. Fazer da Praia da Vitória, “um município livre de violência doméstica” é o objetivo. A proposta foi apresentada ontem numa reunião com a UMAR na Terceira.

A candidata do BE considera que “as autarquias não podem ficar fora deste combate contra a violência doméstica”, e têm que ser mais interventivas.

Neste sentido, o Bloco defende a criação de um Conselho Municipal de Ação Social, que faça a ligação entre as IPSS e a autarquial, e a criação de um Fundo de Emergência Social, que – entre outras funções – também se destina ao apoio das vítimas de violência doméstica. “Não nos podemos esquecer que as vítimas de violência doméstica querem fugir das agressões, mas muitas vezes não o fazem por motivos económicos, e este Fundo de Ação Social poderia contribuir para a autonomia económica destas vítimas”, explica Alexandra Manes.

O facto de as casas abrigo não receberem pessoas com mais de 65 anos, faz com que existam vítimas de violência doméstica que não encontram uma resposta imediata. A candidata do BE acredita que “a autarquia pode ter um papel importante nesta matéria” e assume o compromisso de disponiblizar uma infraestrutura do muncípio para dar resposta às vítimas que estão nesta situação.

A candidata do BE garante também que irá disponibilizar um espaço à UMAR, na Praia da Vitória, com as condições necessárias para os atendimentos..