Share |

Autarquia de Ponta Delgada implementa medida ambiental proposta pelo Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda congratula-se pelo facto de a Câmara Municipal de Ponta Delgada ter decidido avançar com um projeto-piloto para implementação do sistema de recolha de lixo “Pay As You Throw” – que beneficia o ambiente e os munícipes que fazem reciclagem. A autarquia de Ponta Delgada cumpre assim a proposta do Bloco de Esquerda aprovada em setembro do ano passado, em Assembleia Municipal, por unanimidade.

A proposta da deputada municipal do BE, Vera Pires, assinalava que indexar a Taxa de Gestão de Resíduos ao consumo de água “é fiscalmente injusto e é irracional, pois o consumo de água não tem relação proporcional com a produção de resíduos pelas famílias”.

O sistema “Pay As You Throw” tem demonstrado valer a pena, por ser uma forma de beneficiar efetivamente aqueles que reduzem, reciclam e separam.

A proposta do Bloco de Esquerda, para que fosse estudada a implementação do sistema “Pay As You Throw”, surgiu como forma de contribuir para que sejam alcançados resultados mais expressivos na recolha seletiva, ao beneficiar os munícipes que têm boas práticas ambientais.

O anúncio da implementação desta medida foi feito pelo vereador responsável pela gestão de resíduos do município, Pedro Furtado, em declarações publicadas hoje no jornal Açoriano Oriental.