BE faz aprovar estudo para novo sistema de taxação do lixo que beneficia reciclagem

O município de Ponta Delgada vai estudar a hipótese de vir a implementar um novo sistema de taxar a produção de lixo, denominado “Pay As You Throw”, que beneficia quem pratica a reciclagem. A proposta para a inclusão da realização deste estudo no próximo orçamento da autarquia, foi apresentada hoje pela deputada municipal do BE na Assembleia Municipal, Vera Pires, e foi aprovada por unanimidade.

O documento hoje aprovado reconhece que indexar a Taxa de Gestão de Resíduos ao consumo de água “é fiscalmente injusto e é irracional, pois o consumo de água não tem relação proporcional com a produção de resíduos pelas famílias”.

A aposta em sistemas “Pay As You Throw” tem demonstrado valer a pena, por ser uma forma de beneficiar efetivamente aqueles que reduzem, reciclam e separam.

As metas de reciclagem estão ainda muito longe dos objetivos definidos. Para que sejam alcançados resultados expressivos na recolha seletiva é necessário alterar comportamentos da população. O sistema “Pay As You Throw” pode ser um contributo neste sentido, e por isso será estudada a hipótese de se implementar este modelo em Ponta Delgada.

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou hoje, também por unanimidade, uma recomendação do BE para que o executivo tome medidas urgentes de alteração ao trânsito, e eventual policiamento, na zona da Escola Canto da Maia e da Segurança Social, no sentido de resolver os grandes congestionamentos que se têm verificado diariamente, especialmente em horas de ponta.

O documento recomenda ainda o estudo de soluções para reforço do estacionamento nessa zona.