Share |

BE questiona Governo sobre falta de condições do parque zoológico da Povoação

Perante as recorrentes denúncias, por parte de cidadãos residentes e cidadãos visitantes, relativamente à falta de condições do parque zoológico da Povoação, onde existem animais selvagens em cativeiro, o Bloco de Esquerda enviou hoje um requerimento ao Governo Regional em que solicita informações sobre o licenciamento do parque, as inspeções realizadas e os registos dos animais.

O Bloco alerta para o desrespeito pelo bem-estar dos animais, e salienta o impacto negativo que isso traz para a imagem dos Açores, tendo em conta a divulgação nacional e internacional, através das redes sociais, da situação que ali se encontra.

As críticas incidem essencialmente no facto de serem mantidos animais em espaços exímios, sem condições; no que diz respeito à alimentação; a falta de manutenção; as fracas condições de salubridade, que contrariam as práticas relativas ao bem-estar dos animais e o facto de os animais estarem em clara situação de cativeiro.

As denúncias vindas a público levam a crer que as normas para o licenciamento, acompanhamento técnico e veterinário, bem como para as condições de detenção de animais selvagens não têm sido cumpridas no Parque Zoológico da Povoação.

Além das perguntas efetuadas ao Governo, o BE solicita ainda o acesso aos relatórios dos atos inspetivos efetuados ao parque zoológico da Povoação, bem como cópias dos registos dos animais que lá vivem.