BE reclama aumento de apoios da UE para os Açores na defesa de uma Europa mais solidária

O Bloco de Esquerda exige um reforço dos fundos estruturais da União Europeia para os Açores e aponta o Mar, Educação, Agricultura, Pescas e Mobilidade como áreas prioritárias para o investimento. Na apresentação do manifesto eleitoral, Alexandra Manes, candidata dos Açores na lista do BE, deixou críticas ao PS por defender apenas a manutenção dos atuais apoios para os Açores.

“Não podemos concordar com aqueles que – como o PS – defendem que manter o atual nível de fundos para os Açores é já uma vitória”, disse a candidata, que reclama “mais solidariedade europeia e também mais fundos estruturais” para a Região.

Alexandra Manes aponta também a grande incoerência de PS, PSD e CDS quando defendem, ao mesmo tempo, o reforço de fundos de coesão para os Açores, e o aumento dos fundos para a criação de um exército europeu, sabendo que os dois aumentos são incompatíveis e contraditórios.

É importante deixar bem claro que os fundos estruturais da União Europeia não são uma esmola aos países menos desenvolvidos, mas sim um mecanismo para que os países que mais beneficiam com a livre circulação de capitais, pessoas e bens no espaço europeu e com a moeda única compensem as economias mais frágeis. Esta solidariedade deve ser ainda mais acentuada em relação às Regiões Ultraperiféricas, como é o caso dos Açores.

“O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com a intenção de reforçar o Parlamento Europeu com mais deputados e deputadas que lutem por uma Europa diferente: uma Europa assente na solidariedade entre países, que rejeite o ultraliberalismo e o autoritarismo, que coloque as pessoas no centro das decisões políticas, e que promova a democracia e a liberdade”, disse Alexandra Manes, salientando que “mais importante do que a cara dos deputados, são as suas posições políticas que fazem a diferença na vida das pessoas”.

A candidata deu exemplos concretos que demonstram a importância de reforçar a presença do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, recordando que o fim das quotas leiteiras e a abertura do nosso mar às frotas estrangeiras de grandes arrastões – duas medidas que tiveram consequências muito graves para a economia dos Açores – “contaram sempre com a aceitação e a cumplicidade dos eurodeputados do PS e do PSD, e o facto de haver deputados dos Açores nestes grupos parlamentares nunca se traduziu numa defesa dos interesses da nossa Região”.

“No parlamento dos Açores, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, o Bloco de Esquerda sempre se bateu pela manutenção do regime de quotas para o leite, e defendeu uma derrogação para os Açores, para que a Região mantivesse a gestão dos recursos marinhos entre as 100 e as 200 milhas da Zona Económica Exclusiva do Açores”, afirmou a candidata.

Alexandra Manes ocupa o oitavo lugar na lista nacional do Bloco de Esquerda às próximas eleições europeias. A lista é encabeçada por Marisa Matias.

Share this