Share |

BE saúda manifestantes pela defesa do ambiente e propõe declaração de “emergência climática”

Alexandra Manes saudou os milhares de jovens que se manifestaram hoje por todo país, e também nos Açores, a exigir uma mudança de políticas e de comportamentos para proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, e lembrou que esta tem sido uma das grandes prioridades de Marisa Matias durante o seu mandato em Bruxelas e durante a campanha eleitoral.

“Não há planeta B”, alertou Alexandra Manes, que defende que Portugal deve declarar o estado de emergência climática, para que seja reconhecida a urgência em adotar medidas para proteger o ambiente.

Após uma reunião com o Grupo de Investigação “Clima, Ambiente e Paisagem”, da Universidade dos Açores, a  candidata do BE deixou críticas à União Europeia por não estar a fazer o suficiente para salvar o planeta, e apresentou algumas das medidas que o Bloco defende: imposição de regras mais apertadas para obrigar as grandes empresas poluidoras a alterar os seu funcionamento, o fim do financiamento de projetos de investimento em energias fósseis, o apoio à modernização da frota de transportes públicos para soluções menos poluentes, e o apoio à produção de energias renováveis.

No dia do encerramento da campanha, António Lima, coordenador do partido nos Açores, assinalou a excelente campanha do BE, quer a nível nacional com a Marisa Matias, quer nos Açores com a Alexandra Manes.

“A Alexandra Manes é uma excelente candidata, que não fugiu a nenhum debate, falou das alterações climáticas, do aproveitamento da posição geostratégica dos Açores, de ciência, agricultura, pescas”, entre outros assuntos.

“Há muito mais Açores para além do Partido Socialista”, salientou António Lima, que garante que Bloco de Esquerda, com ou sem eurodeputado eleito pelos Açores, vai defender a Região em Bruxelas, como sempre tem feito, na Europa e na Assembleia da República.

“As pessoas sabem que um voto do Bloco de Esquerdas é um voto de confiança”, concluiu o líder do partido nos Açores.