Share |

BE solicita audição de secretário regional sobre projeto de porto espacial em Santa Maria

O Bloco de Esquerda exige que o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia seja ouvido no parlamento para prestar todos os esclarecimentos sobre o anúncio feito hoje relativamente à abertura de um concurso internacional relacionado com o projeto de construção de um porto espacial destinado ao lançamento de satélites na ilha de Santa Maria.

As contradições entre as afirmações do secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, há apenas 11 dias, numa sessão pública de esclarecimento realizada na ilha de Santa Maria, e o conteúdo do anúncio feito hoje no âmbito de um simpósio internacional, em Ponta Delgada, têm que ser clarificadas.

Perante os dados que hoje se conhecem, é evidente que, na sessão pública de esclarecimento realizada em Santa Maria, o secretário regional desrespeitou a população da ilha de Santa Maria, porque não disse tudo o que sabia acerca do projeto em causa, o que revela a falta de transparência com que este processo está a ser conduzido.

De acordo com o próprio secretário regional, o objetivo da sessão pública foi “informar as pessoas sobre o ponto de situação e sobre os próximos passos”, mas a verdade é que em nenhuma altura foi assumido o passo decisivo e formal concretizado hoje.

O requerimento a solicitar a audição do secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, com carácter de urgência, foi entregue hoje no parlamento.