Share |

Grande novidade do novo ciclo anunciado pelo PS são as privatizações danosas

A grande novidade do “novo ciclo” anunciado pelo Governo Regional “são as privatizações”, uma prática danosa, preconizada pela direita, que o PS está a reproduzir nos Açores. Esta é uma das conclusões da resolução aprovada na reunião da Comissão Coordenadora Regional do BE/Açores que decorreu hoje em Ponta Delgada. [ler resolução completa]

O órgão dirigente do Bloco nos Açores refere as duas privatizações que estão em marcha pelas mãos do Governo Regional – venda de 49% da Azores Airlines e concessão do porto da Praia da Vitória – e assinala que acontecem no mesmo momento em que se fazem sentir as consequências negativas da privatização dos CTT.

No que diz respeito à Azores Airlines, o Bloco considera que o facto de a Região deixar de ter controlo sobre esta empresa essencial coloca em causa a mobilidade da população. Além disso, o Governo perde um instrumento de intervenção na economia e uma atividade potencialmente lucrativa.

Esta degração dos serviços públicos chega também à área da Saúde, tendo em conta que o Governo Regional se prepara para apoiar a construção de um hospital privado, na Lagoa, que será pago em grande parte com fundos públicos.

“O Governo Regional escolhe o lucro de privados em deterimento do desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde”, acusa o Bloco.

“Privação do acesso a bens essenciais, diminuição de direitos e transferência de capital para os poderosos”, serão os resultados destas privatizações.

 [ler resolução completa]

AnexoTamanho
resolucao_politica_ccr_janeiro_2018.pdf83.87 KB