Share |

Grua do porto da Prainha do Norte não reúne condições de segurança

A grua do porto da Prainha do Norte, na ilha do Pico, não reúne as condições necessárias para a sua operacionalidade em segurança. A denúncia está num requerimento enviado ontem ao Governo Regional, em que o BE pergunta para quando está prevista a instalação de outra grua que ofereça condições seguras de operacionalidade.

Esta não é a primeira vez que o BE questiona o Governo Regional sobre os problemas com a grua do porto da Prainha. Em resposta a um requerimento anterior, o Governo assumia que teria teriam sido realizadas pinturas e lubrificações na grua, no entanto, ao contrário da informação transmitida, estas intervenções nunca ocorreram e “a grua continua a apresentar sinais visíveis de degradação e não reúne as condições necessárias para a sua operacionalidade em segurança”.

O Bloco lembra que existe um protocolo entre o Governo Regional e a Associação de Armadores da Pesca Artesanal do Pico para fazer face às despesas de gestão e manutenção dos núcleos da pesca e portos da ilha, e quer que o Governo explique “por que razão não foi cumprido o protocolo que determina as ações de manutenção do porto da Prainha do Norte”.