Share |

LNEC disponível para auditoria técnica ao porto da Horta proposta pelo BE

O Bloco de Esquerda congratula-se com a disponibilidade manifestada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para realizar uma auditoria técnica às obras do novo cais de passageiros e respetivo molhe do porto da Horta, conforme recomenda o Projeto de Resolução do BE que está em discussão no parlamento dos Açores.

A disponibilidade do LNEC para realizar esta auditoria ficou registada na resposta desta instituição a um pedido de parecer à proposta do BE.

Esta auditoria independente será fundamental não só para apurar responsabilidades e perceber as causas dos problemas de operacionalidade no interior do porto provocados pelas últimas obras realizadas na baía da Horta, mas também para encontrar as soluções técnicas mais adequadas para responder aos objetivos definidos para esta infraestrutura portuária antes da última obra, e que atualmente não estão a ser cumpridos.

Recorde-se que o porto da Horta é uma referência de ancoradouro na travessia atlântica, e os problemas provocados pelas obras no cais de passageiros e no molhe do porto põem em causa a segurança do porto e a própria economia da ilha.

A falta de condições do cais de acostagem, a ondulação no interior do porto e o seu assoreamento que implica gastos avultados de dinheiros públicos, são alguns dos vários poblemas que o Porto da Horta apresenta atualmente.

Ainda no que diz respeito a esta matéria, o Bloco entregou hoje no parlamento um requerimento a solicitar cópias dos relatórios dos estudos prévios referentes às obras no porto da Horta. O requerimento surge no seguimento da audição do anterior secretário regional dos Transportes e Obras Públicas, Vítor Fraga, que referiu terem sido efetuados ensaios em modelos físico e matemático para as obras no Porto da Horta.

AnexoTamanho
resposta_lnec_-_pedido_de_parecer.pdf75.81 KB
20171031_requerimento_-_relatorio_obras_porto_horta.pdf191.62 KB