Share |

Marisa Matias no Faial para defender investimento em Centro Internacional de Investigação do Mar

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, vai estar este sábado nos Açores, na ilha do Faial, como oradora no Fórum público – organizado pelo BE, em parceria com o Parlamento Europeu – que vai abordar a importância da concretização de um Centro Internacional de Investigação das Ciências do Mar na ilha do Faial.

O painel de oradores conta ainda com a investigadora Sílvia Lino, o ex-deputado do BE na Assembleia da República, Luís Fazenda, que pertenceu à Comissão do Mar, e Zuraida Soares, deputada do BE no parlamento dos Açores. Dpois das intervenções iniciais haverá lugar para o debate aberto ao público presente.

O Fórum realiza-se no sábado, dia 30, às 15h00, no Centro do Mar, antiga fábrica da baleia, na Horta.

A implementação, na ilha do Faial, de um Centro Internacional de Investigação das Ciências do Mar e Alterações Climáticas é uma ideia defendida pelo Bloco de Esquerda desde 2004. Um centro que irá funcionar como uma alavanca para um novo paradigma de desenvolvimento para o Faial, o Triângulo, e os Açores.

O BE entende que este objectivo pode ser alcançado a partir da potencialização do conhecimento e do prestígio internacional acumulados pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que deverá ser o embrião deste futuro Centro.

Hoje, todas as forças políticas na Região apoiam este projecto, estando mesmo consagrado no programa do actual Governo da República.

No entanto, no papel, tudo se pode escrever. Mas isso não chega! Por isso, o BE não descansa enquanto não forem dados passos concretos nesta direcção.