Proposta do BE exige que porto espacial garanta segurança da população e do ambiente

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Vila do Porto deliberou hoje, por unanimidade, manifestar apoio ao investimento anunciado para a construção de um porto espacial na ilha de Santa Maria, desde que seja totalmente garantida, sem qualquer margem de dúvida, a segurança das populações, a saúde pública e a proteção ambiental.

A deliberação apresentada pelo deputado Paulo Sanona exige “total transparência no processo de constituição do porto espacial, com divulgação pública de toda a informação relevante, especialmente à população mariense, com conhecimento da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Vila do Porto, em todas as fases do projeto, garantindo a participação em todo o processo, assim como estudos rigorosos, credíveis e independentes sobre todos os impactos relativos ao projeto do porto espacial, sendo fundamental a sua divulgação e debate público”.

A proposta do BE hoje aprovada reconhece que “a implementação de um porto espacial para o lançamento de microsatélites pode significar um passo em frente” no sentido de promover o “desenvolvimento social, económico e cultural” de Santa Maria, contribuindo para a fixação de jovens, e a criação de emprego qualificado.