Share |

PS e PSD rejeitam proposta do BE para reavaliar e redimensionar central de incineração

PS e PSD votaram contra a proposta do BE para que o projeto de construção da central de incineração de São Miguel fosse reavaliado e redimensionado, demonstrando que há uma diferença abissal entre aquilo que dizem e aquilo que fazem relativamente à incineração.

A proposta apresentada ontem na Assembleia Municipal de Ponta Delgada pela deputada Vera Pires, do BE, recomendava a reavaliação e o redimensionamento do projeto da central de incineração, tendo em conta que a introdução de uma unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) entretanto anunciado, e a aposta no aumento da reciclagem por parte das autarquias, irá resultar numa redução da produção de resíduos. Assim, “uma central de menor dimensão, adequada ao menor volume de Resíduos Sólidos Urbanos previstos para incinerar, trará ganhos não apenas ambientais mas também económicos”, referia a proposta do BE.

Ao impedir a reavaliação do projeto da incineração de São Miguel, o PSD assume que não vai implementar medidas para aumentar a reciclagem, e o PS assume que os seus discursos e promessas de campanha são apenas palavras ocas e eleitoralistas, sem ligação coerente com a sua prática política.

PS e PSD dizem que agora é o tempo da intervenção da Justiça – justificando o voto contra com o facto de haver um processo a decorrer em tribunal – e que só depois de o assunto voltar à esfera da política é que poderão intervir. Quando o assunto sair dos tribunais, certamente, irão alegar que já será tarde para alterar o projeto.

A manter-se a central de incineração com a dimensão que está atualmente projetada: ou a unidade de TMB será “faz-de-conta” e os resíduos recicláveis vão ser queimados, ou a unidade de TMB funcionará da forma correta e a central de incineração estará sobredimensionada. Qualquer uma destas hipóteses constitui um erro crasso por inaceitável teimosia, ou por outros interesses instalados.

PS e PSD mostraram, mais uma vez, que estão de mãos dadas no negócio da incineração.