Europeias 2019

Maio 24, 2019

Alexandra Manes saudou os milhares de jovens que se manifestaram hoje por todo país, e também nos Açores, a exigir uma mudança de políticas e de comportamentos para proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, e lembrou que esta tem sido uma das grandes prioridades de Marisa Matias durante o seu mandato em Bruxelas e durante a campanha eleitoral.

Maio 24, 2019

O Bloco de Esquerda salienta o potencial do porto da Praia da Vitória para o crescimento da economia dos Açores e critica a concessão desta infraestrutura a privados, como pretende fazer o PS. Alexandra Manes diz que a gestão do porto deve continuar a ser pública e que os lucros – que se prevê venham a crescer no futuro – devem servir para investir em serviços públicos na Região, como a Saúde e a Educação, e não para encher os bolsos a empresas privadas que venham a ficar com a concessão do porto.

Maio 22, 2019

O Bloco de Esquerda reivindica mais apoio da União Europeia para a mobilidade dos açorianos e açorianas, quer inter-ilhas, quer para o exterior do arquipélago. Se há atualmente um forte investimento europeu na construção de ferrovias entre países, tem que haver um apoio específico para a mobilidade nas Regiões Ultraperiféricas, como os Açores.

Maio 21, 2019

A candidata do BE Açores ao Parlamento Europeu defende que os apoios da União Europeia aos pescadores açorianos devem ter em conta as especificidades da pesca que é feita na Região, valorizando as artes de pesca tradicionais, que são seletivas e que permitem uma pesca mais sustentável.

Maio 20, 2019

O Bloco de Esquerda quer impedir a construção de uma incineradora em São Miguel. A candidata do partido nos Açores salienta que, recentemente, o Parlamento Europeu decidiu que a construção de incineradoras deixará de ter acesso a financiamento comunitário, exatamente por serem uma opção errada para a gestão de resíduos.

Maio 17, 2019

Há exatamente 11 anos, a 16 de maio de 2008, nascia o bebé de uma família da freguesia do Mosteiro, na ilha das Flores. Foi a última desde então. A candidata do Bloco de Esquerda Açores ao parlamento europeu esteve hoje nesta freguesia, que tem apenas 29 habitantes, para lembrar que “as políticas de coesão da União Europeia não estão a chegar aqui”.

Maio 16, 2019

“Há um contrassenso nesta União Europeia que, por um lado, quer um ambiente mais sustentável, e por outro lado, financia as explorações intensivas, que usam excesso de produtos químicos”, disse a candidata do BE/Açores ao parlamento europeu, que numa reunião com a Associação Terra Verde, defendeu uma aposta forte na diversificação agrícola e na produção sustentável e biológica.