Share |

Horta

Setembro 25, 2017

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta defende que a autarquia deve exigir a reposição da segurança do porto da cidade, o aumento da capacidade da marina e a concretização do Centro de Investigação das Ciências do Mar no Faial.

Setembro 7, 2017

“O concelho da Horta, em matéria de saneamento básico, tem um atraso de décadas”, assinalou o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta, Mário Moniz, que atribui a culpa deste atraso às diversas gestões camarárias das última décadas, que “não tiveram a audácia de concretizar este projeto”.

Julho 26, 2017

Mário Moniz é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta. Na apresentação da candidatura, esta tarde, Mário Moniz apontou as lutas pela defesa da ampliação da Pista do Aeroporto, concretização da 2ª fase da Variante da Cidade, reposição da segurança do Porto, e reabilitação das Termas do Varadouro como prioridades para os próximos quatro anos.

Maio 10, 2017

Perante o reaparecimento de legionella – uma bactéria que pode ter consequentes muito graves para a saúde – nas canalizações do Hospital da Horta, sete meses depois de se ter verificado a mesma situação, o Bloco de Esquerda questiona o Governo Regional sobre as medidas que estão a ser implementadas neste momento, e quer saber que razões levaram à ineficácia das medidas anteriormente implementadas, que tinham como objetivo impedir o ressurgimento do problema.

Abril 20, 2017

No âmbito de um debate sobre Transportes, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a deputada do BE/A, Zuraida Soares, afirmou que, nos Açores, as políticas de transportes continuam com os mesmos erros e lacunas e acusou PS e PSD de só quererem discutir a ampliação do Aeroporto da Horta devido à proximidade das eleições autárquicas e recordou as iniciativas do BE sobre este problema.

Abril 12, 2017

O Projeto de Resolução, apresentado hoje pelo BE/Açores, prevê, para além da autoria do LNEC às obras do novo cais de passageiros e respetivo molhe do porto da Horta, o cancelamento da pretenção da Portos dos Açores em lançar o concurso público para novas obras no porto da Horta e a apresentação, pelo Governo Regional, das conclusões da auditoria do LNEC, no prazo de 90 dias.

Março 30, 2017

Na ausência de qualquer passo concreto para a concretização do tão falado Centro de Investigação das Ciências do Mar, quer nas orientações a médio prazo 2017-2020 quer no orçamento, quer no plano, apresentados pelo Governo Regional, propôs o Bloco de Esquerda que no prazo de seis meses o Governo Regional submetesse à Assembleia Regional um plano detalhado com as valências, meios humanos, técnicos e financeiros necessários, bem como o caráter jurídico deste centro.

Março 21, 2017

O PSD e o CDS são responsáveis pelas dificuldades do processo de ampliação da pista do aeroporto da Horta. Foi o Governo da República suportado por estes dois partidos que privatizou, a preço de saldo, a ANA – proprietária do aeroporto da Horta. O Bloco de Esquerda esteve sempre contra a venda desta empresa de um sector estratégico, e tentou minimizar as consequências gravosas da sua privatização, ao propor que se incluísse no caderno de encargos a obrigatoriedade de a empresa compradora não prejudicar os açorianos. PSD e CDS votaram contra este projeto de resolução.

Março 13, 2017

O Bloco de Esquerda acusa o Governo Regional de estar a fazer malabarices quando diz que os Açorianos têm mais 250 milhões de euros por ano em comparação com o resto do País: o Governo contabiliza os impostos mais baixos e as compensações criadas para aumentar os rendimentos na Região, mas não refere os custos da insularidade, que se traduz numa taxa de inflação 1% a 1,5% superior à do continente, no salário médio 100 euros mais baixo do que no continente, a que se juntam os custos da mobilidade.

Outubro 13, 2016

O Governo Regional não quer assumir o erro crasso que foi a concretização dum projecto feito de maneira incompetente, como foi o novo terminal de passageiros.

Outubro 4, 2016

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo da República está disponível para fazer com que a ANA/Vinci aumente a pista do Aeroporto da Horta já a partir de 2017, por forma a garantir o cumprimento das normas internacionais de aviação e evitar que a ilha fique sem ligação direta ao exterior do arquipélago. O Bloco cumpre assim o compromisso assumido por Catarina Martins no comício realizada no Faial no sábado passado, de confrontar o Governo da República com esta questão.