Horta

Janeiro 30, 2024

O Bloco de Esquerda considera que o Governo Regional deveria estar atento à situação específica do Faial e reconhecer melhor o trabalho voluntário das três associações existentes na ilha através de mais apoios, colaboração mais estreita e disponibilização de recursos materiais e humanos. 

Janeiro 30, 2024

O Bloco de Esquerda considera que o Governo Regional deveria estar atento à situação específica do Faial e reconhecer melhor o trabalho voluntário das três associações existentes na ilha através de mais apoios, colaboração mais estreita e disponibilização de recursos materiais e humanos. 

Janeiro 24, 2024

O Bloco Faial visitou a freguesia da Feteira e mostrou preocupação com o estado de degradação paisagística da zona. O partido defende intervenção localizada nas zonas de maior risco da orla costeira, a reabilitação da estrada regional e o cumprimento do projeto do passeio da Lajinha.

Janeiro 23, 2024

Bloco Faial aponta a urgência de obras em sedes de clubes, falta de espaço para equipamentos e pavilhões com problemas graves de entrada de água das chuvas. O estado destes equipamentos é indigno face à qualidade desportiva desenvolvida na ilha. 

Janeiro 19, 2024

A atribuição pela Região de uma assinatura de um jornal local à escolha a cada jovem entre os 15 e os 24 anos faz parte do programa eleitoral do Bloco de Esquerda Açores. A medida foi tema na visita do Bloco Faial à redação do jornal Incentivo que anunciou, no início deste ano, ter deixado de reunir as condições financeiras para manter a publicação em papel. 

Janeiro 12, 2024

O Bloco de Esquerda defende o início urgente das obras de recuperação do edifício da Escola Secundária Manuel de Arriaga, o reforço da equipa de psicologia e de assistência informática, bem como a contratação de assistentes operacionais de forma a colmatar as atuais ausências por baixas de alguns destes profissionais.

Janeiro 10, 2024

Aurora Ribeiro, primeira candidata do Bloco pelo Faial, considera que só um forte investimento no Serviço Regional de Saúde poderá dar resposta à falta de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais no Hospital da Horta.

Janeiro 5, 2024

Aurora Ribeiro, candidata do Bloco pelo círculo do Faial esteve ontem nos prédios da Rádio Naval, um exemplo de edifícios públicos devolutos que poderiam servir de habitação aos faialenses. A candidata lembra que o tempo que durou esta legislatura teria sido suficiente para reabilitar estes edifícios e disponibilizá-los a custos acessíveis à população. Estes quatro prédios são constituídos por 24 apartamentos sem utilização desde 2013, e encontram-se num estado de degradação crescente.

Abril 12, 2023

O Governo Regional garantiu que todos os investimentos em estradas ao abrigo do PRR seriam objeto de um Estudo de Impacte Ambiental – que inclui uma fase de discussão pública – mas questionado pelo Bloco sobre a realização deste procedimento em relação à segunda fase da variante à cidade da Horta, o governo limitou-se a dizer que afinal não o vai fazer porque as características da obra não o tornam obrigatório. O Bloco enviou hoje novo requerimento a pedir explicações sobre esta mudança de posição.

Janeiro 31, 2023

O Bloco de Esquerda assinala que o projeto final da obra da variante à cidade da Horta, publicado em dezembro do ano passado, tem diferenças significativas em comparação com o projeto apresentado pelo Governo em agosto de 2021. Por isso, através de um requerimento, o Bloco quer pergunta ao governo se está disponível para apresentar o projeto e submetê-lo a discussão pública.

Janeiro 12, 2023

O Bloco de Esquerda Faial mostra-se satisfeito pela implementação da utilização gratuita da rede de ‘minibus’ na cidade da Horta – uma proposta que o partido apresentou na última campanha eleitoral autárquica –, mas defende que o período de seis meses anunciado pela autarquia deve ser um período experimental para depois tornar a medida permanente.

Novembro 15, 2022

O Bloco de Esquerda assinala que o investimento no Faial para 2023 vai ter uma redução de 20 milhões de euros em relação a 2022, e salienta que a ilha foi esquecida pelos partidos de direita, que agora estão no poder na Região e na autarquia da Horta.

Setembro 24, 2022

O Bloco de Esquerda quer saber se o processo de classificação da Casa do Pilar, na cidade da Horta, está concluído e se o Governo Regional tem conhecimento de algum projeto em concreto para a recuperação do edifício.

Julho 5, 2022

O Bloco de Esquerda pediu hoje explicações ao Governo Regional pelo facto de ter sido destruída uma parte da duna da Praia de Porto Pim – uma zona ambientalmente sensível e protegida por diversos mecanismos legais – para criar uma rampa de bagacina para o acesso de máquinas e veículos pesados ao areal.