Incineração

Dezembro 4, 2019

PS e PSD querem uma incineradora em São Miguel “a toda a força”, acusa António Lima, que estranha a rapidez com que – depois de o tribunal ter decidido anular o anterior concurso – a AMISM – que junta os presidentes das seis autarquias de São Miguel – decidiu avançar com um novo concurso que insiste na solução da incineração.

Novembro 25, 2019

PS e PSD voltam a dar as mãos na Assembleia Municipal de Ponta Delgada para rejeitar uma proposta do BE que pretendia suspender o atual projeto de construção de uma central de incineração em São Miguel. Vera Pires, deputada municipal do BE, lamenta que, perante as “evidências claras de que o atual projeto está sobredimensionado”, se continue a perder tempo.

Novembro 15, 2019

O Bloco de Esquerda vai propor, em assembleia municipal, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada defenda, no seio da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM), a suspensão do atual projeto de construção da central incineração e que seja encontrada uma solução alternativa ambientalmente e economicamente sustentável.

Outubro 24, 2019

O Bloco de Esquerda considera que a anulação do concurso para a construção da central de incineração de São Miguel – decisão do tribunal conhecida hoje – é uma oportunidade para se repensar toda a gestão de resíduos para esta ilha, optando por outras soluções, melhores para o ambiente e mais económicas.

Junho 13, 2019

O Bloco de Esquerda quer impedir a construção da central de incineração prevista para São Miguel e vai levar a proposta ao parlamento dos Açores. “A instalação de uma incineradora com uma capacidade de processamento de resíduos absolutamente sobredimensionada é um enorme erro ambiental e económico”, disse o deputado António Lima na apresentação da iniciativa.

Maio 20, 2019

O Bloco de Esquerda quer impedir a construção de uma incineradora em São Miguel. A candidata do partido nos Açores salienta que, recentemente, o Parlamento Europeu decidiu que a construção de incineradoras deixará de ter acesso a financiamento comunitário, exatamente por serem uma opção errada para a gestão de resíduos.

Junho 22, 2018

A intenção de construir um novo aterro sanitário na ilha de São Miguel, revelada ontem pelo presidente da AMISM confirma o desastre que constitui a política de resíduos nos Açores, e em particular na ilha de São Miguel.

Março 1, 2018

PS e PSD votaram contra a proposta do BE para que o projeto de construção da central de incineração de São Miguel fosse reavaliado e redimensionado, demonstrando que há uma diferença abissal entre aquilo que dizem e aquilo que fazem relativamente à incineração.

Novembro 21, 2016

O Bloco de Esquerda desafia a Associação de Municípios de São Miguel (AMISM) – que reúne amanhã – a suspender o processo de construção da central de incineração que está em curso, e defende a realização de referendos locais em todos os concelhos da ilha, para que haja um esclarecimento sobre todas as alternativas. António Lima, coordenador da Comissão de Ilha de São Miguel do BE, diz que se o PS não quiser ouvir as pessoas sobre esta matéria “é porque tem medo de não conseguir justificar” o atual projeto de construção de uma mega incineradora, ou “porque está a tentar esconder alguma coisa”.

Setembro 19, 2016

O Bloco de Esquerda estranha que só agora o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande se mostre disponível para “perceber a nova solução” alternativa à incineração em São Miguel, proposta pela Quercus. Uma reação que é, não só, tardia, como deixa sérias dúvidas sobre o funcionamento da Associação de Municípios de São Miguel (AMISM), que, aparentemente, toma decisões fundamentais e com um enorme impacto ambiental e económico – como a instalação de uma incineradora de 65 milhões euros – sem o envolvimento do presidente do segundo município com mais população da ilha, e sem que tenham sido ponderadas outras alternativas.

Dezembro 1, 2014

A deputada do BE na Assembleia Municipal de Ponta Delgada acusa o PS e o PSD – que chumbaram esta tarde a proposta do BE para a realização de um referendo em Ponta Delgada ao projecto de incineração previsto para São Miguel – de tomarem decisões de forma unilateral sem quererem ouvir as pessoas.

Novembro 6, 2014

O Bloco de Esquerda/Açores não aceita o facto de PS e PSD considerarem extemporânea a proposta de referendo local à incineração, enquanto solução para o tratamento dos resíduos urbanos na ilha de São Miguel.

Novembro 5, 2014

PS e PSD impediram a população da Ribeira Grande de escolher livremente se quer, ou não, ter uma central de incineração de lixo na ilha de São Miguel. Na Assembleia Municipal realizada ontem, os dois partidos votaram contra a proposta do Bloco de Esquerda que defendia a realização de um referendo local sobre a incineração.