Share |

Legislativas 2019

Outubro 3, 2019

“O programa eleitoral do PS, em 2015, não tinha qualquer referência ao valor, nem ao calendário para o aumento do salário mínimo”, recorda António Lima, que salienta que foi “a imposição do BE em negociação com o PS que permitiu que nos Açores o salário mínimo seja hoje de 630 euros”.

Outubro 1, 2019

O Bloco de Esquerda alerta para a falta de agentes da PSP, de procuradores do Ministério Público, de funcionários judiciais e juízes nos Açores. “Um Estado de Direito democrático tem que ter uma justiça a funcionar bem em todo o país”, disse António Lima, que exige o reforço de meios humanos para os Açores nas Forças de Segurança e na Justiça.

Setembro 30, 2019

A alteração ao subsídio social de mobilidade proposta por António Costa “fere um dos pilares do relacionamento entre a República e as regiões autónomas”, que é a garantia de que a mobilidade dentro do território nacional “é uma responsabilidade do estado central”, afirmou ontem o líder parlamentar do BE na Assembleia da República, Pedro Filipe Soares, numa sessão pública realizada na Terceira.

Setembro 29, 2019

Para o Bloco de Esquerda, o ambiente e a saúde das pessoas são mais importantes do que as relações diplomáticas de Portugal com os EUA. Alexandra Manes, candidata do BE à Assembleia da República, salientou que o BE foi o primeiro partido a levar o assunto da contaminação de solos na Base das Lajes à Assembleia da República, e Catarina Martins foi a primeira líder nacional a vir aos Açores falar sobre o assunto.

Setembro 29, 2019

O Bloco de Esquerda é o único partido que coloca medidas concretas para os Açores no seu programa nacional, comprometendo todos os deputados eleitos com estas propostas. “O PSD tem algumas frases vazias”, “o CDS não fala dos Açores” e “a grande medida do PS é que o Governo Regional reúna uma vez por ano com o Governo da República”, disse hoje António Lima numa sessão pública realizada na ilha Terceira sobre o programa eleitoral do BE.

Setembro 27, 2019

No dia em que os jovens de todo mundo se manifestam pela defesa do clima, António Lima dedicou o dia de campanha ao ambiente. O candidato do BE alertou para os perigos da mineração do mar profundo, que terá consequências negativas para as atividades económicas que se desenvolvem no mar, como a pesca, as atividades turísticas e a investigação, que têm um enorme peso económico para os Açores.

Setembro 26, 2019

A saúde dos terceirenses e a qualidade ambiental da ilha Terceira tem que estar sempre acima de qualquer interesse diplomático e dos interesses militares de um país estrangeiro. António Lima considera que a contaminação de solos e aquíferos na Terceira é “o maior problema ambiental dos Açores” e reivindica “uma descontaminação total e a responsabilização do poluidor: os EUA”.

Setembro 25, 2019

António Lima considera inaceitável que os Estados Unidos da América se recusem a cumprir a lei portuguesa no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores portugueses da Base das Lajes. São situações de desrespeito “tão gritantes, que quase parece que há aqui um Estado dentro de um Estado”.

Setembro 24, 2019

António Lima assinalou a redução das propinas do ensino superior em 200 euros como uma das conquistas do Bloco de Esquerda na atual legislatura, e apontou o objetivo do BE de acabar com as propinas para licenciaturas e mestrados ao longo dos próximos quatro anos. Numa reunião com a Associação Académica da Universidade dos Açores, o candidato do BE à Assembleia da República, defendeu o investimento em mais habitação para estudantes a preços acessíveis e a implementação do passe social Sub 23 nos Açores, a única região do país onde a medida ainda não foi aplicada.

Setembro 23, 2019

O Bloco de Esquerda propõe que no ato da compra das passagens aéreas os residentes dos Açores paguem, no máximo, 134 euros, “acabando o regime de reembolsos e as idas aos CTT carregados de papéis”, disse António Lima, que acrescentou que o BE defende “em primeiro lugar os interesses dos açorianos e não da Ryanair ou da TAP”.

Setembro 20, 2019

O Bloco de Esquerda considera muito grave a falta de atenção do Governo da República perante as ilhas dos Açores com menos população. No balanço de uma visita a São Jorge, o candidato do BE à Assembleia da República criticou a falta de recursos humanos nos serviços do Estado, como as forças de segurança e na Justiça.

Setembro 19, 2019

Bloco de Esquerda alerta para as consequências negativas do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul para a agricultura dos Açores e garante que votará contra quando o assunto for à Assembleia da República. António Lima vai estar atento à votação dos deputados dos Açores do PS e PSD, que têm votado sempre a favor deste tipo de acordos que prejudicam os pequenos produtores.

Setembro 18, 2019

Quatro anos depois de ter estado nas instalações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Ponta Delgada, também enquanto candidato do BE à Assembleia da República, António Lima regressa ao mesmo local, com a mesma reivindicação: É urgente instalar radares meteorológicos nos Açores.

Setembro 16, 2019

O Bloco de Esquerda quer mais um navio da Marinha a patrulhar o mar dos Açores e a garantia de duas tripulações dos helicópteros da Força Aérea em permanência nas Lajes, para que o Estado tenha os meios necessários para garantir a defesa dos recursos do mar – impedindo a entrada de embarcações estrangeiras na Zona Económica Exclusiva dos Açores –  e para dar resposta às situações de socorro e salvamento não só de quem anda no mar, mas de toda a população das nove ilhas dos Açores.