Share |

Notícias

Novembro 8, 2019

O Bloco de Esquerda alerta para a existência de um problema de saúde pública no edifício do antigo hospital da ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, devido à abundância de ratos.

Novembro 4, 2019

O Bloco de Esquerda exige que sejam apuradas responsabilidades no erro de projeto da requalificação da Escola Básica Integrada de Capelas, que vai atrasar a obra, prejudicando alunos, professores e funcionários, e vai provocar o aumento do custo da obra em, pelo menos, 1,3 milhões de euros, cerca de 17% do valor global.

Outubro 29, 2019

O Bloco de Esquerda alerta para o estado de degradação que persiste no bairro do Aeroporto, em Santa Maria, quer ao nível do parque habitacional, quer nos espaços públicos envolventes – ambos da responsabilidade do Governo Regional – e quer saber quando estará concluído o processo de reabilitação destas infraestruturas.

Outubro 24, 2019

O Bloco de Esquerda considera que a anulação do concurso para a construção da central de incineração de São Miguel – decisão do tribunal conhecida hoje – é uma oportunidade para se repensar toda a gestão de resíduos para esta ilha, optando por outras soluções, melhores para o ambiente e mais económicas.

Outubro 24, 2019

O Bloco de Esquerda quer ter acesso ao dados em que o Governo Regional se baseia para definir a atribuição de apoios às equipas regionais pela utilização da palavra “Açores” em eventos desportivos, e que, no entender do Bloco de Esquerda, resultam numa clara discriminação para as equipas do desporto feminino.

Outubro 23, 2019

O Bloco de Esquerda considera que o aumento extraordinário dos custos no transporte de mercadoria para as ilhas das Flores e do Corvo – dadas as limitações impostas pelo estado de destruição do porto das Lajes – não se pode traduzir num aumento dos preços para os consumidores, nem pode pôr em causa a sustentabilidade das empresas de comércio.

Outubro 17, 2019

Os Açores são a região do país em que as desigualdades sociais são mais acentuadas. Uma situação que é fomentada pelas políticas do Governo Regional do PS, que “fazem crescer o PIB, mas também fazem crescer as taxas de pobreza e a desigualdade na distribuição de rendimentos”. Num debate de urgência realizado hoje no parlamento dos Açores por iniciativa do Bloco de Esquerda, Paulo Mendes, conclui que o proveito deste aumento de riqueza “é só para alguns”.

Outubro 17, 2019

O PS rejeitou uma proposta do BE para a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar o processo de revisão do subsídio social de mobilidade, tendo optado por aprovar uma proposta semelhante, mas que exclui o acesso a informação relevante e exclui o prazo para apresentação de um relatório final.

Outubro 16, 2019

A criação de um Centro de Investigação Internacional para as Ciências do Mar nos Açores, com o estatuto de Laboratório de Estado – proposta que o BE tem vindo a defender há vários anos – é o caminho para “combater a precariedade no sector, tratando os investigadores como pessoas e não como mercadoria”, disse o deputado António Lima hoje no parlamento.

Outubro 16, 2019

O Bloco de Esquerda considera que a aposta na promoção do emprego e no combate à precariedade laboral são fundamentais para combater as dependências, salientando que o próprio estudo sobre comportamentos aditivos debatido hoje no parlamento aponta a estabilidade financeira como grande fator de proteção perante o consumo de substâncias psicoativas.

Outubro 15, 2019

O Bloco de Esquerda manifestou hoje solidariedade para com todas a pessoas afetadas pelo furacão Lorenzo – que irá condicionar a vida de muita gente durante muito tempo – e considera que a atenção que está a ser dada a este assunto por parte das entidades públicas não pode diminuir até ser reposta a normalidade: “os apoios às pessoas e os processos de reconstrução não podem ficar presos em processos burocráticos e arrastar-se no tempo”, frisou o deputado António Lima.

Outubro 15, 2019

Depois de recusar por diversas vezes propostas idênticas do Bloco de Esquerda – a mais recente foi no orçamento para 2017 – o Governo Regional avançou, finalmente, com a extinção da Saudaçor, uma empresa que só serviu para esconder a dívida e a suborçamentação do sector da Saúde.

Outubro 14, 2019

O Bloco de Esquerda propõe a criação de uma comissão eventual no parlamento dos Açores – com deputados de todos os partidos – para acompanhar e fiscalizar o processo de revisão do subsídio social de mobilidade que está em curso. O objetivo é garantir transparência e impedir que um assunto tão importante seja decido “nas costas dos açorianos e açorianas”.

Outubro 8, 2019

O Bloco de Esquerda propôs a realização de uma reunião entre o parlamento dos Açores e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, para que fossem conhecidas as propostas do Governo da República no âmbito do Grupo de Trabalho para a revisão do Subsídio Social de Mobilidade. A proposta foi hoje rejeitada, em reunião da Comissão de Economia do parlamento dos Açores, pelos deputados do PS, tendo recebido os votos favoráveis dos restantes partidos.