Share |

Notícias

Janeiro 23, 2020

O Bloco de Esquerda congratula-se pela entrada em vigor do fim das taxas moderadoras para consultas e exames nos Açores. A partir de hoje, devido a uma proposta do Bloco de Esquerda, aprovada por unanimidade no parlamento dos Açores, as consultas de cuidados primários de saúde, as consultas de especialidade e os exames complementares de diagnóstico prescritos no âmbito do Serviço Regional de Saúde e Serviço Nacional de Saúde passam a ser gratuitas.

Janeiro 17, 2020

Insistir na construção do novo estabelecimento prisional de São Miguel num terreno onde atualmente existe um monte de bagacina que vai demorar três anos e custar três milhões de euros a limpar é “absurdo e rídículo”. “A única explicação é que o PS não quer construir nenhum estabelecimento prisional, quer apenas empurrar com a barriga, ganhar tempo e enganar as pessoas”, acusa o deputado António Lima.

Janeiro 16, 2020

O Bloco de Esquerda enaltece o papel das associações de proteção dos animais, que, em várias ilhas, acabam por desempenhar um papel fundamental que deveria caber às autarquias, nomeadamente, o acolhimento de animais abandonados. O deputado Paulo Mendes salientou “a relevância que deve ser dada a muitos cidadãos que se dedicam de corpo e alma ao bem-estar animal e que muitas vezes se deparam com obstáculos que não deviam existir”.

Janeiro 15, 2020

O Bloco de Esquerda vai lutar a uma só voz na Região e na República “por uma lei do mar que aprofunde os poderes autonómicos e defenda os superiores e legítimos interesses dos Açores”, garantiu o deputado António Lima, numa declaração política proferida hoje no parlamento dos Açores.

Janeiro 15, 2020

O Bloco de Esquerda quer que seja identificado um novo terreno para a construção do futuro estabelecimento prisional de São Miguel: um terreno que tenha as condições adequadas ao início das obras num espaço de tempo e com custos inferiores ao que está atualmente previsto, e de modo a que possa entrar em funcionamento até final da atual legislatura. A proposta foi entregue hoje com pedido de urgência no parlamento dos Açores e poderá ser debatida e votada no plenário que está a decorrer esta semana.

Janeiro 15, 2020

As respostas da rede de creche e ATL entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares, na zona oeste de Angra do Heroísmo vão ser reforçadas, por proposta do Bloco de Esquerda aprovada hoje no parlamento. Paulo Mendes, deputado do BE diz que este é “um primeiro passo muito importante para finalmente serem supridas as necessidades de ATL e no futuro também de creches na zona entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares”.

Janeiro 14, 2020

O Bloco de Esquerda apresentou hoje no parlamento dos Açores um voto de protesto pela incapacidade do Governo Regional em garantir o abastecimento à ilha das Flores nas últimas semanas de 2019 e nas primeiras de 2020, deixando a ilha com falta de produtos alimentares e bens de primeira necessidade. O voto de protesto mereceu o apoio de todos os partidos da oposição, mas foi rejeitado pelos votos dos deputados do PS, que se recusam a reconhecer a inoperância, desorganização e descoordenação do Governo Regional nesta matéria.

Janeiro 10, 2020

A falta de funcionários é transversal a quase todas as escolas da Região, por isso o Bloco de Esquerda quer alterar a forma como é definido o número de assistentes operacionais, introduzindo novos critérios, que tenham em conta a realidade de cada escola, para garantir o seu correto funcionamento, e contribuir para a segurança e o sucesso escolar dos alunos.

Janeiro 8, 2020

O apelo feito ontem pelo o Bloco de Esquerda para que fosse realizado “um abastecimento urgente por via aérea de bens alimentares e de primeira necessidade” à ilha das Flores foi atendido pelo Governo Regional, que acaba de anunciar uma viagem extraordinária pela Força Aérea para este efeito para os próximos dias.

Janeiro 8, 2020

O Bloco de Esquerda alerta para a falta de médicos no Centro de Oncologia dos Açores, e para os atrasos na realização de exames que esta situação está a provocar em doentes que necessitam de um acompanhamento atempado. Neste momento não é possível marcar consultas para agendar exames.

Janeiro 7, 2020

O Bloco de Esquerda alerta para a situação de falta de produtos nos estabelecimentos comerciais das Flores e defende que deve ser equacionado o abastecimento urgente por via aérea de bens alimentares e de primeira necessidade, enquanto o navio Malena não iniciar a sua atividade.

Janeiro 7, 2020

O Bloco de Esquerda congratula-se com a aprovação, na generalidade, na Assembleia da República, da proposta de lei da ALRAA que pretende alterar a lei de bases do ordenamento e gestão do espaço marítimo. Embora possa ser melhorada na especialidade, nas comissões a que baixou, a aprovação da proposta é um passo importante para que os Açores possam ter poder de decisão efetivo sobre o seu mar.

Dezembro 12, 2019

O Governo Regional está a compactuar com situações em que os armadores não cumprem a obrigação de garantir o seguro de trabalho dos pescadores. A acusação foi feita hoje pelo deputado António Lima, perante a recusa do PS à proposta do BE que pretendia que estas irregularidades fossem comunicadas à entidade fiscalizadora quando detetadas no âmbito do acesso ao FUNDOPESCA.

Dezembro 12, 2019

Por proposta do Bloco de Esquerda vão deixar de ser cobradas taxas moderadoras nas consultas de cuidados primários de saúde, nas consultas de especialidade e nos exames complementares de diagnóstico prescritos no âmbito do Serviço Regional de Saúde e Serviço Nacional de Saúde.