Share |

Notícias

Maio 16, 2019

“Há um contrassenso nesta União Europeia que, por um lado, quer um ambiente mais sustentável, e por outro lado, financia as explorações intensivas, que usam excesso de produtos químicos”, disse a candidata do BE/Açores ao parlamento europeu, que numa reunião com a Associação Terra Verde, defendeu uma aposta forte na diversificação agrícola e na produção sustentável e biológica.

Maio 13, 2019

A candidata do BE/Açores às eleições europeias defende que os projetos ligados à ciência e tecnologia existentes nos Açores têm que ser apoiados no sentido garantir mais emprego qualificado, e para garantir que o conhecimento e a riqueza produzidos ficam na Região, para que os Açores não sejam só utilizados como espaço físico para a implementação de infraestruturas que vão servir projetos científicos e tecnológicos que se desenvolvem longe do nosso território.

Maio 12, 2019

A campanha do Bloco às Europeias esteve este domingo os Açores, onde Marisa Matias também criticou a forma como as regiões ultra-periféricas são tratadas na União Europeia.

Maio 12, 2019

Alexandra Manes apela ao voto no Bloco de Esquerda para que sejam eleitos eurodeputados e eurodeputadas que “afrontem os grandes interesses” em Bruxelas. Votar no PS, PSD e CDS é eleger quem permitiu o fim das quotas leiteiras e a abertura do mar dos Açores às frotas internacionais, que provocaram as grandes dificuldades que estes sectores enfrentam.

Maio 11, 2019

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo que inicie diligências com vista ao cumprimento da legislação portuguesa em matéria de promoção da segurança e saúde no trabalho e direitos laborais dos trabalhadores portuguesas ao serviço dos Estados Unidos da América na Base das Lajes.

Maio 11, 2019

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Legislativa dos Açores reconheceu que a decisão do tribunal relativa aos quatro trabalhadores da RTP/Açores que foram injustamente despedidos no passado mês de fevereiro implica a sua integração imediata. O parlamento quer que o Conselho de Administração da RTP dê estrito cumprimento a essa decisão judicial e ao subsequente despacho da Ministra da Cultura.

Maio 10, 2019

O Governo Regional tem receio de pôr à prova a existência de precários na administração pública regional e a existência de trabalhadores ao abrigo de programas ocupacionais a desempenhar funções que correspondem a necessidades permanentes. Este receio levou o PS a rejeitar a proposta do BE para adaptar à Região o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), que implicava a participação dos representantes dos trabalhadores no processo.

Maio 10, 2019

Depois de muitas promessas e diversas versões por parte do Governo da República do que poderia ser, o Observatório do Mar “é um fantasma, uma ser etéreo que nunca se materializou”, disse o deputado do BE, António Lima, que recordou que ainda não se conhecem as conclusões da comissão instaladora apesar de já terem sido ultrapassados todos os prazos estabelecidos.

Maio 8, 2019

O Governo Regional continua incapaz de dar um rumo à SATA e a única ideia que tem para o futuro da companhia é a sua privatização “por tuta e meia”, disse Paulo Mendes, deputado do Bloco de Esquerda, que deixa o alerta: a privatização vai pôr em risco a mobilidade dos residentes dos Açores.

Maio 8, 2019

A proposta do Bloco de Esquerda que pretendia salvaguardar os postos de trabalho na fábrica de Santa Catarina, em São Jorge, a longo prazo e mitigar os efeitos negativos da privatização da empresa – processo com que o BE não concorda, mas que o Governo Regional já pôs em marcha – foi rejeitada pelos votos contra do PS e do PCP.

Maio 6, 2019

A candidata dos Açores na lista do Bloco de Esquerda às eleições Europeias critica as políticas de incentivo às privatizações de infraestruturas estratégicas que está a ser seguida pela União Europeia, e deixa também críticas ao Governo Regional por estar a seguir esta linha no que diz respeito aos portos da Região, ao prever a sua concessão a privados por períodos de 75 anos.

Maio 5, 2019

O Bloco de Esquerda aponta o desenvolvimento da ciência e do conhecimento como uma das áreas mais importantes para o futuro dos Açores e defende o aumento do investimento da Região, do País e da União Europeia na investigação científica, e que este investimento deve ser direcionado para as áreas em que os Açores têm enormes potencialidades, entre as quais se destaca o mar.

Maio 2, 2019

Numa visita a uma exploração de café na ilha Terceira, a candidata do BE/Açores ao Parlamento Europeu, Alexandra Manes, referiu a necessidade de potenciar o desenvolvimento de outras culturas nos Açores, aproveitando as nossas características edafoclimáticas e a natureza dos nossos solos que são fatores determinantes para a qualidade de determinados produtos, neste caso concreto, o café.

Abril 30, 2019

O Bloco de Esquerda quer saber de que forma estão a ser acompanhados os portadores da doença de Machado Joseph da ilha das Flores, onde há uma grande prevalência desta doença incapacitante.