Share |

Notícias

Março 14, 2019

O Bloco de Esquerda não aceita a cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde e na realização de exames complementares de diagnóstico, e critica o investimento público dirigido à construção de um hospital privado na Lagoa, quando, ao mesmo tempo, falta tanto investimento no Serviço Regional de Saúde.

Março 13, 2019

A ministra da Cultura revelou hoje na Assembleia da República que os quatro trabalhadores da RTP/Açores que foram despedidos pelo Conselho de Administração da RTP – contrariando uma decisão do tribunal – vão ser reintegrados na empresa. O Bloco de Esquerda – que denunciou publicamente a situação – congratula-se pela reposição da justiça, saúda os trabalhadores por esta vitória, e exige que a reintegração seja célere e que os trabalhadores sejam compensados por este último mês em que estiveram impedidos de exercer as suas funções.

Março 13, 2019

O Bloco de Esquerda não aceita a discriminação de que as equipas femininas são alvo por parte do Governo Regional, no que diz respeito à atribuição de apoios. “Existe aqui uma desigualdade de género que é gritante”, alertou o deputado Paulo Mendes.

Março 12, 2019

O Bloco de Esquerda critica classificação das escolas com base nos resultados exames nacionais – uma prática que só serve para fazer publicidade gratuita às escolas privadas, que selecionam os seus alunos – e alerta para o aumento do insucesso escolar nos Açores.

Março 11, 2019

A Assembleia Municipal de Vila do Porto, por proposta do deputado municipal do BE, Paulo Sanona, aprovou por unanimidade uma recomendação para que a autarquia evite o uso de herbicidas e recuse, em particular, a utilização de glifosato, um composto que a Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro já classificou como “carcinogéneo provável para o ser humano”.

Março 8, 2019

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada, por proposta do Bloco de Esquerda, aprovou um voto de saudação pelo Dia Internacional da Mulher – que se comemora amanhã, 8 de Março. O voto assinala as conquistas do passado e refere que ainda há “direitos a defender e barreiras a ultrapassar” para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.

Março 8, 2019

O Bloco de Esquerda demarca-se da decisão da comissão de inquérito à rede de cuidados continuados de impedir o público e os jornalistas de assistirem à audição do médico Paulo Margato que está a decorrer hoje em Ponta Delgada. O BE acusa o PS – o único partido a suportar esta decisão – de falta de transparência.

Março 8, 2019

A autarquia da Praia da Vitória demonstrou uma grande falta de sensibilidade perante o flagelo social que é a violência sobre as mulheres, que só este ano já provocou 12 vítimas mortais. O Bloco de Esquerda da Ilha Terceira lamenta que esta autarquia nem sequer tenha cumprido o ato simbólico de colocar as bandeiras a meia haste, ontem, dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.

Março 6, 2019

Por incompetência do Governo Regional, os alunos Surdos da ilha de São Miguel estão em risco de ficar sem intérpretes de Língua Gestual Portuguesa na escola. O Bloco de Esquerda vai levar ao parlamento, na próxima semana, uma proposta, com pedido de urgência, para garantir que sejam cumpridas as condições que permitam a continuidade das atuais intérpretes de LGP, para que os alunos Surdos não fiquem sem acesso às aulas até ao fim do ano letivo.

Março 1, 2019

Os pescadores não podem continuar a ser prejudicados no acesso ao FUNDOPESCA nos casos em que o patrão – o armador – não cumpre a sua obrigação de garantir a existência de um seguro de trabalho. O BE pretende que em caso de inexistência de seguro seja o armador – e não o pescador – a perder acesso ao FUNDOPESCA, e que este incumprimento seja de imediato comunicado às autoridades com competência de fiscalização.

Fevereiro 25, 2019

As informações que têm vindo a público por parte do Governo Regional relativamente ao estudo sobre a problemática da toxicodependência nos Açores deixam muitas dúvidas sobre o cumprimento da recomendação aprovada por unanimidade no parlamento no que diz respeito à abrangência do estudo. O BE estranha também a incoerência do Governo relativamente às datas da conclusão do estudo: o secretário da Saúde diz que o estudo já foi entregue ao Governo, mas o gabinete do secretário regional para os Assuntos Parlamentares assume que o estudo ainda não está concluído.

Fevereiro 22, 2019

O Bloco de Esquerda propõe a realização de uma auditoria pelo Tribunal de Contas às duas Parcerias Público-Privadas (PPP) que existem nos Açores – as SCUT em São Miguel e o Hospital da Ilha Terceira. O objetivo é avaliar se – à semelhança do que foi confirmado na maioria das PPP realizadas no resto do país – existem abusos por parte dos concessionários privados relativamente a rentabilidades excessivas.

Fevereiro 20, 2019

O Bloco de Esquerda quer ver esclarecidas quais as responsabilidades inerentes a cada um dos intervenientes no transporte coletivo de crianças para as escolas, que tem sido alvo de criticas e de problemas. Neste sentido, o BE vai propor a audição, no parlamento, do secretário regional da Educação e Cultura, da Empresa de Viação Terceirense (EVT), e do presidente da Associação de Pais da Escola Francisco Ornelas da Câmara.

Fevereiro 19, 2019

Alexandra Manes vai ocupar o oitavo lugar na lista nacional do Bloco de Esquerda às próximas eleições europeias. A lista é encabeçada por Marisa Matias.