Share |

Notícias

Dezembro 14, 2017

Por iniciativa do Bloco de Esquerda, o parlamento dos Açores aprovou por unanimidade um protesto pelo reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte dos Estados Unidos da América. O BE considera que esta atitude do presidente norte-americano, Donald Trump, “atenta contra todos os esforços de paz” e perpetua o conflito israelo-palestiniano.

Dezembro 14, 2017

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro, músico dos Xutos e Pontapés que nunca se alienou do seu compromisso cívico, tendo estado presente em lutas determinantes contra a guerra, pela descriminalização da IVG, em defesa dos direitos socais e pela luta do bem-estar animal.

Dezembro 14, 2017

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro, músico dos Xutos e Pontapés que nunca se alienou do seu compromisso cívico, tendo estado presente em lutas determinantes contra a guerra, pela descriminalização da IVG, em defesa dos direitos socais e pela luta do bem-estar animal.

Dezembro 13, 2017

O Bloco de Esquerda defende a alteração  da atual Lei de Finanças Regionais, em linha com a anterior lei, de 2010, que garantia uma maior proteção dos Açores no que diz respeito às transferências do Orçamento de Estado, ao assegurar que nunca poderiam ser inferiores às do ano anterior. A atual lei não garante esta proteção, porque, no caso de uma recessão económica, quando os Açores mais precisarem, haverá uma redução de transferências.

Dezembro 13, 2017

O Governo Regional aumentou em 63 mil euros anuais os custos com salários dos administradores da Sinaga em 2016, ao mesmo tempo que proibiu aumentos salariais para os trabalhadores, porque a empresa não tinha lucro. A denúncia foi feita hoje pelo deputado do BE, António Lima, no âmbito do debate de urgência sobre o Sector Público Empresarial dos Açores.

Dezembro 12, 2017

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta subscrita pelos deputados do Bloco de Esquerda que garante apoio financeiro às associações de proteção dos animais dos Açores, nomeadamente para alimentação, cuidados veterinários, esterilização e colocação de microchips.

Dezembro 12, 2017

O Governo Regional demonstrou hoje que não tem um projeto concreto para a investigação e ciência nos Açores, e prepara-se para, simplesmente, arrendar as riquezas naturais do arquipélago.

Dezembro 12, 2017

A distribuição de cargos entre PS e PSD na Associação de Municípios da Ilha de São Miguel - agora presidida por José Bolieiro, do PSD - e na MUSAMI - que continuará a ser presidida por Ricardo Rodrigues, do PS - demonstra que os dois partidos estão de mãos dadas no objetivo de construir uma central de incineração em São Miguel, um projecto que o BE considera megalómano e insustentável, quer do ponto de vista ambiental, quer financeiro.

Dezembro 7, 2017

O Bloco de Esquerda vai suscitar um debate de urgência sobre “Investigação, Conhecimento e Política de Ciência, na Região Autónoma dos Açores” no plenário que se realiza na próxima semana. O anúncio foi feito hoje pela líder do grupo parlamentar do BE, Zuraida Soares, após uma audição, no parlamento, ao secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em que muitas questões relacionadas com estes temas ficaram por esclarecer.

Dezembro 5, 2017

Por proposta do deputado municipal do Bloco de Esquerda, Paulo Sanona, a Câmara Municipal de Vila do Porto vai tomar as medidas necessárias, junto das entidades competentes, para a resolução do problema do pó de amianto existente nas ruínas do cinema do aeroporto, que representam um risco para a saúde pública.

Novembro 29, 2017

O orçamento dos Açores para 2018 “acentua as mesmas políticas que tornaram os Açores na Região do país com maiores desigualdades sociais”. O deputado António Lima anunciou, assim, o voto contra do BE ao Plano e Orçamento para 2018.

Novembro 28, 2017

“Ao mesmo tempo que apresenta uma estratégia de combate à pobreza, o Governo Regional, por consequência do atual modelo de financiamento das IPSS e Misericórdias, obriga os trabalhadores e trabalhadoras destas instituições salários congelados e até a terem até de abdicar de direitos para que estas mantenham portas abertas”, disse o deputado António Lima, assinalando esta ironia de ser a própria Secretaria da Solidariedade Social a contribuir para a criação de pobreza.

Novembro 27, 2017

O Orçamento proposto pelo Governo Regional para 2018 “agrava as desigualdades sociais” – que já são “um triste recorde dos Açores” – porque ataca os trabalhadores e beneficia “os patrões e poderosos”. A crítica foi feita hoje pela deputada Zuraida Soares, no parlamento.

Novembro 24, 2017

Por proposta do Bloco de Esquerda aprovada ontem na Assembleia da República, os trabalhos relacionados com a construção do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada terão início no ano de 2018. A medida fica assim inscrita no Orçamento de Estado para o próximo ano, apesar de ter recebido o voto contra do PS, e a abstenção do CDS.