Praia da Vitória

Abril 4, 2019

O Bloco de Esquerda quer que as reivindicações dos trabalhadores portugueses da Base da Lajes sejam incluídas na agenda da próxima reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América. A coordenadora do BE da Terceira, Alexandra Manes, anunciou um projeto de resolução do grupo parlamentar do BE na Assembleia da República com este objetivo.

Março 8, 2019

A autarquia da Praia da Vitória demonstrou uma grande falta de sensibilidade perante o flagelo social que é a violência sobre as mulheres, que só este ano já provocou 12 vítimas mortais. O Bloco de Esquerda da Ilha Terceira lamenta que esta autarquia nem sequer tenha cumprido o ato simbólico de colocar as bandeiras a meia haste, ontem, dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.

Novembro 20, 2018

Os trabalhadores portugueses ao serviço da Força Aérea dos EUA na Base das Lajes não têm acesso a serviços de medicina no trabalho, uma obrigação que é exigida por lei às empresas portuguesas. O Bloco de Esquerda considera que, dado o perigo a que estes trabalhadores estão expostos, e tendo em conta que a Base das Lajes se encontra em território português, o Estado não se pode alhear desta situação.

Novembro 19, 2018

O Bloco de Esquerda acusa o presidente da autarquia da Praia da Vitória de ter encenado o anúncio de um acordo oficial entre os proprietários e os moradores do Bairro de Santa Rita, quando na realidade – segundo assumiu o próprio autarca hoje em reunião da Assembleia Municipal, em que esteve presente o deputado regional do BE, Paulo Mendes – existe apenas um acordo de cavalheiros.

Setembro 20, 2018

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade uma resolução que aponta a solução para impedir novos despejos no bairro de Santa Rita e garantir o direito à habitação dos moradores. O assunto foi levado ao parlamento pelo Bloco de Esquerda, que aceitou substituir a sua proposta inicial por uma resolução mais abrangente, que passou a ser subscrita por todos os partidos.

Setembro 11, 2018

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda insiste na necessidade de se avançar com a descontaminação de todos os focos de poluição identificados na Terceira, e considera que este processo não se pode resumir aos dois locais que estão atualmente a ser descontaminados.

Setembro 10, 2018

A Coordenadora do Bloco de Esquerda denunciou a falta de monitorização da evolução da saúde dos trabalhadores da Base das Lajes: “Assumimos que há um problema ambiental provocado por combustíveis, mas os trabalhadores que estão mais expostos não têm um rastreio da sua saúde ao longo do tempo”.

Setembro 10, 2018

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considera que “o Estado é cúmplice e não pode lavar mãos” perante a situação de injustiça que os moradores do Bairro de Santa Rita estão a viver. Catarina Martins esteve hoje com os moradores e manifestou solidariedade e apoio.

Março 5, 2018

O Bloco de Esquerda Terceira lamenta que, na última reunião da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, o problema de saúde pública resultante da contaminação por hidrocarbonetos de aquíferos e por chumbo de solos e subsolos resultante da presença militar norte-americana na ilha Terceira tenha sido descurado, tendo o debate incidido apenas sobre os impactos nos sectores do turismo e da agricultura.

Fevereiro 21, 2018

A descontaminação dos solos da ilha Terceira não foi ainda encarada com “assertividade, exigência e urgência” porque o Governo Regional e o Governo da República põem em primeiro lugar os “interesses do ponto de vista militar, político, estratégico” para a utilização da Base das Lajes no âmbito da NATO e da aposta militar da União Europeia.

Fevereiro 16, 2018

O BE defende a implementação imediata de medidas de reparação dos danos ambientais causados pela presença militar norte americana na Terceira, que visam assegurar a saúde pública e resolver todos os impactes ambientais.

Setembro 28, 2017

“Partidos da direita preferem pôr as relações diplomáticas entre Portugal e os EUA à frente da saúde dos terceirenses”, acusou hoje a candidata do Bloco de Esquerda à câmara municipal da Praia da Vitória, considerando que a contaminação provocada pela utilização militar da Base das Lajes pelos norte-americanos é um “crime ambiental”.