Praia da Vitória

Novembro 19, 2018

O Bloco de Esquerda acusa o presidente da autarquia da Praia da Vitória de ter encenado o anúncio de um acordo oficial entre os proprietários e os moradores do Bairro de Santa Rita, quando na realidade – segundo assumiu o próprio autarca hoje em reunião da Assembleia Municipal, em que esteve presente o deputado regional do BE, Paulo Mendes – existe apenas um acordo de cavalheiros.

Setembro 20, 2018

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade uma resolução que aponta a solução para impedir novos despejos no bairro de Santa Rita e garantir o direito à habitação dos moradores. O assunto foi levado ao parlamento pelo Bloco de Esquerda, que aceitou substituir a sua proposta inicial por uma resolução mais abrangente, que passou a ser subscrita por todos os partidos.

Setembro 11, 2018

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda insiste na necessidade de se avançar com a descontaminação de todos os focos de poluição identificados na Terceira, e considera que este processo não se pode resumir aos dois locais que estão atualmente a ser descontaminados.

Setembro 10, 2018

A Coordenadora do Bloco de Esquerda denunciou a falta de monitorização da evolução da saúde dos trabalhadores da Base das Lajes: “Assumimos que há um problema ambiental provocado por combustíveis, mas os trabalhadores que estão mais expostos não têm um rastreio da sua saúde ao longo do tempo”.

Setembro 10, 2018

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considera que “o Estado é cúmplice e não pode lavar mãos” perante a situação de injustiça que os moradores do Bairro de Santa Rita estão a viver. Catarina Martins esteve hoje com os moradores e manifestou solidariedade e apoio.

Março 5, 2018

O Bloco de Esquerda Terceira lamenta que, na última reunião da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, o problema de saúde pública resultante da contaminação por hidrocarbonetos de aquíferos e por chumbo de solos e subsolos resultante da presença militar norte-americana na ilha Terceira tenha sido descurado, tendo o debate incidido apenas sobre os impactos nos sectores do turismo e da agricultura.

Fevereiro 21, 2018

A descontaminação dos solos da ilha Terceira não foi ainda encarada com “assertividade, exigência e urgência” porque o Governo Regional e o Governo da República põem em primeiro lugar os “interesses do ponto de vista militar, político, estratégico” para a utilização da Base das Lajes no âmbito da NATO e da aposta militar da União Europeia.

Fevereiro 16, 2018

O BE defende a implementação imediata de medidas de reparação dos danos ambientais causados pela presença militar norte americana na Terceira, que visam assegurar a saúde pública e resolver todos os impactes ambientais.

Setembro 28, 2017

“Partidos da direita preferem pôr as relações diplomáticas entre Portugal e os EUA à frente da saúde dos terceirenses”, acusou hoje a candidata do Bloco de Esquerda à câmara municipal da Praia da Vitória, considerando que a contaminação provocada pela utilização militar da Base das Lajes pelos norte-americanos é um “crime ambiental”.

Setembro 26, 2017

Alexandra Manes, candidata do Bloco de Esquerda à câmara municipal da Praia da Vitória, assume o compromisso de aumentar as verbas destinadas à limpeza da orla marítima e das ribeiras do concelho.

Setembro 25, 2017

Alexandra Manes critica a utilização de água doce – um bem essencial e limitado – nas piscinas municipais da Praia da Vitória, que se situam à beira-mar. A candidata do BE defende assim a aquisição de uma bomba móvel, que será suficiente para que a piscina funcione com água salgada.

Setembro 22, 2017

Alexandra Manes, candidata do Bloco de Esquerda na Praia da Vitória, apresentou hoje a proposta de criação de um Fundo de Emergência Social e do Conselho Municipal de Ação Social, medidas que vão resolver muitos problemas concretos das famílias que passam por dificuldades.