Opinião

Para satisfazer interesses da burguesia e de corporações, o governo das direitas, que incentivaram esta burguesia a utilizar as ilhas como armas de arremesso nas suas disputas pelos recursos públicos e pelo reforço do seu poder, tornou-se o governo da burguesia de facto.

A secretária regional dos Assuntos Culturais afirma que se preocupa com o património arqueológico subaquático, mas a falta de resposta ao caso do Porto de Pipas demonstra que só se preocupa com isso quando é para falar de prémios para estratégias que não criou.

Adere ao Bloco

Destaque

Resposta ao esclarecimento do subsecretário regional da Presidência

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou ontem por unanimidade as propostas do Bloco de Esquerda para garantir a execução do Orçamento Participativo para a melhoria das condições do canil de Ponta Delgada e para a criação do plano municipal de prevenção e combate à violência doméstica.

Notícias

No período em que Pedro Faria e Castro foi simultaneamente subsecretário regional da Presidência e sócio da TRUST, esta empresa de segurança privada recebeu 460 mil euros em contratos por ajuste direto com entidades públicas, a maioria com o próprio governo regional. António Lima considera que estes negócios são um escândalo e que a situação “suscita legítimas suspeitas de favorecimento” e exige “explicações imediatas por parte do presidente governo regional”.

O anúncio do Governo de que serão prorrogados 232 programas ocupacionais até ao fim de 2022 e que apenas vão ser contratados 174 funcionários para os quadros das escolas significa que a partir de janeiro do próximo ano as escolas terão muito menos funcionários do que tiveram durante o atual ano letivo, e do que terão durante o primeiro período do próximo ano letivo.

Por proposta do Bloco de Esquerda foi hoje hasteada a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho de Ponta Delgada, algo que ocorrerá todos os anos a 28 de junho, data simbólica para a luta pela defesa da igualdade e pelos direitos das pessoas LGBT+.

O Bloco de Esquerda critica a decisão do Governo Regional que transfere para a Região a dívida de quase 4 milhões de euros do Clube de Golfe da Ilha Terceira, beneficiando os sócios do clube e a banca, penalizando todos os contribuintes.

Dossiers

Assina