Jessica Pacheco denuncia falta de contentores em bairro onde há deposição frequente de lixo na via pública

Jessica Pacheco visitou hoje um bairro de Rabo de Peixe em que moram centenas de pessoas e onde não há um único contentor de lixo, e diz que “a autarquia não se pode despir da sua responsabilidade”. “Por vezes é mais fácil apontar o dedo às pessoas, mas aqui a responsabilidade é da câmara municipal”, disse a candidata.

O Bloco de Esquerda tem vindo a fazer denuncias junta da autarquia para zonas em que há situações de deposição frequente de lixo, e já solicitou a colocação de contentores nestas zonas, assim como o reforço de ações de sensibilização junto da população.

“Conseguimos que a autarquia iniciasse alguns procedimentos de limpeza [link], mas há zonas que continuam na mesma”, lamenta a candidata, referindo que neste bairro em concreto até agora, e apenas nos dias antes desta iniciativa do Bloco de Esquerda, a autarquia apenas colocou algumas placas na zona para alertar para a proibição da deposição de lixo e para a multa associada a este ato.

Jessica Pacheco considera que a câmara municipal quer livrar-se das suas responsabilidades, limitando-se a colocar uma placa: “a realidade é que colocar a placa e não haver um esforço de sensibilização e fiscalização, acaba por não resolver o problema”.

A candidata refere mesmo que há um tratamento muito desigual ao longo do concelho: “existem zonas do concelho onde encontramos oito ou nove contentores, e aqui nesta zona não há sequer um contentor”.

“Nós queremos promover Rabo de Peixe, e tornar esta vila cada vez mais atrativa para os moradores e para os turistas”, disse a candidata que diz não poder continuar a aceitar as deposições constantes de lixo e de resíduos de obras nesta zona, a presença de roedores, e a falta de contentores de lixo e de reciclagem.

Jessica Pacheco encontrou-se hoje com moradores que, numa ação simbólica, recolheram, eles próprios, algum lixo de um terreno que pertence à Câmara Municipal, junto a um pequeno campo de futebol, muito utilizados pelos jovens daquela zona da vila.

Share this