
Mário Rui Pacheco quer dar início a uma transformação na realidade dos transportes públicos na Lagoa, através da criação de um plano de mobilidade que contemple a existência de um serviço de mini-bus com veículos elétricos, mais ciclovias e um sistema de partilha de bicicletas.
O candidato do Bloco de Esquerda à autarquia da Lagoa realizou hoje uma viagem de autocarro entre as freguesias de Ribeira Chã e Nossa Senhora do Rosário para assinalar a semana europeia da mobilidade e para alertar para as dificuldades de mobilidade no concelho.
“A freguesia da Ribeira Chã, que é a mais afastada do centro urbano, só tem duas ligações de autocarro por dia, o que é claramente insuficiente para as necessidades da população”, disse Mário Rui Pacheco.
Para começar a dar a volta a este problema, o candidato do Bloco defende que a autarquia deve realizar um estudo que apresente soluções para aumentar a mobilidade no município, que contemple a existência de um serviço de mini-bus e dê mais soluções de mobilidade através de bicicletas, com a criação de ciclovias e mesmo a criação de um sistema de partilha de bicicletas.
A falta de um sistema de transporte eficiente prejudica também muitos estudantes, por exemplo, que diariamente, se quiserem usar o autocarro para ir para a escola, têm que andar distâncias longas a pé até à paragem de autocarro mais próxima.
“É preciso avançar com medidas para a implementação de um sistema de transportes que incentive a não utilização dos automóveis particulares”, aponta Mário Rui Pacheco.