
A candidata do Bloco à autarquia da Praia da Vitória acredita que a solução para os problemas de falta de habitação e de preços excessivos do arrendamento no concelho deve passar pela reabilitação das casas dos bairros americanos. Joana Bettencourt assinalou hoje o abandono daquele bairro com a colocação de uma faixa em que se lê: “Tanta casa sem gente, Tanta gente sem casa”.
São mais de 400 moradias que estão abandonadas há vários anos – desde a última redução do contingente militar norte-americano na Base das Lajes – que podem ser destinadas à criação de uma bolsa de habitação pública, que pratique preços de arrendamento abaixo da média do concelho.
Joana Bettencourt salienta que existem muitas famílias que nem reúnem condições para obter crédito junto dos bancos, nem cumprem os critérios definidos para aceder a habitação social, e afirma que a criação de um sistema de arrendamento a preços acessíveis recorrendo a moradias destes bairros pode dar uma resposta concreta às famílias que estão nesta situação.
Esta medida pode contribuir para fixar população no concelho e procurar contrariar os dados preocupantes relevados pelos Censos realizados este ano, que demonstram que a Praia da Vitória continua a perder população.
Joana Bettencourt lembrou que o parlamento dos Açores aprovou, em julho de 2019, uma proposta do Bloco de Esquerda que determinava que uma parte dos antigos bairros americanos “Beira-Mar” e “Nascer do Sol” seriam destinados a habitação social e ao arrendamento com valor inferior à média praticado na ilha Terceira.
Numa primeira fase seriam recuperadas 20 habitações com essa finalidade, e o número iria aumentar anualmente, de acordo com as necessidades habitacionais da ilha Terceira.
No entanto, Joana Bettencourt lamenta que esta medida nunca tenha sido cumprida, “nem pelo anterior governo regional, nem pelo atual”, e garante que enquanto autarca irá reivindicar a concretização desta resolução do parlamento.
@font-face
{font-family:"Cambria Math";
panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;
mso-font-charset:0;
mso-generic-font-family:roman;
mso-font-pitch:variable;
mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}@font-face
{font-family:Calibri;
panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;
mso-font-charset:0;
mso-generic-font-family:swiss;
mso-font-pitch:variable;
mso-font-signature:-536859905 -1073732485 9 0 511 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
{mso-style-unhide:no;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
margin:0cm;
margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:"Times New Roman",serif;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}p.Predefinio, li.Predefinio, div.Predefinio
{mso-style-name:Predefinição;
mso-style-unhide:no;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
margin-top:0cm;
margin-right:0cm;
margin-bottom:10.0pt;
margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
mso-hyphenate:none;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri",sans-serif;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-language:AR-SA;}.MsoChpDefault
{mso-style-type:export-only;
mso-default-props:yes;
font-size:10.0pt;
mso-ansi-font-size:10.0pt;
mso-bidi-font-size:10.0pt;}div.WordSection1
{page:WordSection1;}