Angra do Heroísmo, cidade universitária

 

Não temos quaisquer dúvidas sobre a importância da Universidade dos Açores para a Região, para a ilha Terceira, assim como para a cidade e concelho de Angra do Heroísmo, não só, no que diz respeito à importância atual, mas também devido a todo um potencial em prol do nosso desenvolvimento.

A Universidade dos Açores nunca foi tão importante como agora, numa época, em que por força das políticas de austeridade, temos assistido a um aumento da taxa de desemprego, à degradação dos direitos laborais e à precarização dos salários, o que tem vindo a refletir-se no poder de compra e condicionado as possibilidades de continuação de estudos, principalmente, no acesso aos níveis de maior qualificação.

É neste contexto, que a Universidade de Açores adquire importância primordial, pois poderá ser, a última esperança que muitos jovens açorianos têm para prosseguirem os seus estudos. Será pois, necessário um maior investimento na nossa Universidade, de forma a que se diversifique a oferta formativa que dará origem a uma, ainda, maior produção científica na Região. Contudo, o caminho escolhido pelo Governo da República PSD/CDS é exatamente o oposto, ao sufocar financeiramente a Universidade dos Açores, condenando-a a sobreviver a prazo, com o intuito de extinguir a sua natureza tripolar.

Além, do ensino, a Universidade dos Açores tem desenvolvido um trabalho precioso em investigação científica, principalmente aquela relacionada com as principais atividades económicas da Região e da ilha Terceira, como são os casos, por exemplo, da oceanografia e pescas, no Faial e as ciências agrárias na nossa ilha.

É essa investigação científica que tem certificado, o que de único possuem os nossos produtos agrícolas, como por exemplo, a carne e o leite da Região que são reconhecidos internacionalmente, pelas suas qualidades na prevenção do cancro, da diabetes e doenças cardiovasculares. Um conhecimento fundamental, quando estamos à beira do fim das quotas leiteiras e os nossos produtores precisam de comercializar um produto competitivo, não em termos de preço e quantidade, mas antes, um produto com qualidade ímpar e que possa ser vendido ao dobro ou mesmo ao triplo do preço.

Este é só um exemplo, da importância da investigação científica para a nossa economia regional e local e que dará, de certeza, no futuro, origem a outros exemplos, mas para que isso aconteça será crucial assegurar e reforçar o investimento na Universidade dos Açores, para mais tarde, termos uma investigação mais diversificada que acompanhe uma economia, também ela, mais diversificada.

Custa acreditar que a candidatura 'Por Angra', da coligação PSD/CDS queira ter, em Angra, uma cidade universitária, quando temos um Governo da República do PSD/CDS que tem vindo a 'retirar o tapete' ao ensino universitário, no geral, e em particular, à tripolaridade da Universidade dos Açores.

Também a vida a prazo não é a condição condigna para a Universidade dos Açores, ao depender de influências que se travam, nos 'corredores do poder', para garantir mais uns meses de vida e não é um bom sinal, termos um Governo Regional que, durante a campanha eleitoral atribuiu bolsas de investigação científica, mas que passados uns meses, dá o dito pelo não dito e impõe condições distintas daquelas que colocou no início dos contratos.