Mais uma gota de dinamismo

Depois de um ano e meio sem Associação de Estudantes a Escola Básica e Secundária de Santa Maria voltou a contar com um conjunto de alunos empenhados em reativá-la. Depois de ter ficado 4 anos à frente desse grupo informal, é uma alegria poder ver uma nova energia a tomar conta do assunto.

No domingo passado contactou-me a nova presidente eleita, cheia de vontade de perceber como podia usar de melhor forma o espaço que agora tinha. Queria saber o que tínhamos deixado por fazer. Feliz e contente lhe enumerei por alto o trabalho desenvolvido. As tertúlias, as visitas, as atividades, os eventos, o ativismo,… Uma passagem pelas cronologias no antigo blog revelam centenas de pontos com toda a atividade que a Associação dinamizou.

Numa ilha pequena, onde só existe uma escola, a importância da comunidade escolar, nomeadamente da sua dinamização, é importantíssima. A escola é uma microcomunidade, nela encontramos uma miniatura de tudo o que existe na nossa comunidade. É, portanto, importantíssimo conseguirmos já estimular a proatividade, o espírito crítico, a atitude democrática, o respeito, se queremos que o futuro da nossa comunidade passe justamente por esses valores.

Vivendo num contexto pequeno (provavelmente só Ponta Delgada poderia ser daqui excluída) temos de conseguir valorizar o derrube de muros, de vedações entre a escola e a comunidade envolvente. Muitos dos jovens que não gostam da escola é por não perceberem o sentido que tem passarem 12 anos a aprenderem coisas que às vezes parecem tão aleatórias ou abstratas. A escola tem a função vital de garantir um melhor futuro do que o presente e para isso precisa de mostrar que tem um claro propósito de dar ferramentas às novas gerações e de preparação para uma vida em sociedade com direitos, deveres, alegrias, tristezas. Tem a importância de não ignorar assuntos como a saúde mental ou a educação sexual.

E quando isto parece falhar, nada melhor do que ter uma Associação de Estudantes que dá o seu máximo para preencher as lacunas e ajudar no possível a melhorar o que pode ser melhorado (que é sempre tudo). A Associação tem a particularidade de não somenos importância de ser a única entidade de alunos para alunos. Se queremos incentivar a uma cultura democrática, então as AEs são cruciais. E que se note que falo em Associações e não em comissões de festas.

A representação em órgãos como a Assembleia de Escola ou o Conselho Pedagógico também são obviamente importantíssimos, envolvendo os estudantes nos assuntos letivos e de administração escolar. No entanto, infelizmente, este trabalho acaba por ser invisível, não passando das paredes das salas de reuniões, sendo que facilmente os alunos se sentem intimidados por não estarem rodeados dos seus pares.

Aproveito para introduzir uma estrutura que existe em cada vez mais escolas e penso que pode ser muito melhor aproveitada: a assembleia de delegados e subdeledados. Cada turma elege um delegado e um subdelegado, sendo que estes têm assento numa assembleia com os seus pares, formando um órgão bastante plural que podia muito bem ter um caráter formal. Por um lado, temos as Associações, de alunos para alunos, onde democraticamente se exerce uma função executiva, por outro lado temos uma assembleia, de alunos para alunos, onde democraticamente se discutem os assuntos e se emitem pareceres.

Que se incentive à mobilização da nossa juventude! Boa sorte à nova Associação!