BE alerta para perigos da incineração para o ambiente e para a economia

A candidata do Bloco de Esquerda/Açores ao Parlamento Europeu esteve esta tarde na baixa da cidade de Ponta Delgada a alertar os cidadãos para os perigos da incineração, um processo de destruição de lixo que as autarquias de São Miguel e Terceira querem implementar, com recurso a milhões de euros de fundos comunitários.

Lúcia Arruda considera que este é um exemplo de como se têm gasto muitos milhões de euros da União Europeia de forma errada, porque, além de ser prejudicial ao ambiente e à saúde, este projecto praticamente não cria novos postos de trabalho.

No que diz respeito ao tratamento de resíduos urbanos, o Bloco de Esquerda defende o tratamento mecânico e biológico e o recurso à vermicompostagem, alternativas que criam postos de trabalho em todas as ilhas, e que são amigas do ambiente, sem que fiquem mais caras para os contribuintes.

“As pessoas estão fartas de serem enganadas”, disse a candidata do BE, lembrando que “têm vindo muitos milhões da UE que não têm sido investidos em infraestruturas que sejam reprodutivas e que criem emprego”.

“É preciso direccionar, urgentemente, os fundos europeuas para a criação de emprego e para a sustentabilidade ambiental”, acrescentou.

Share this