Notícias

Novembro 27, 2025

António Lima lamentou o atraso no pagamento de parte do subsídio de natal aos trabalhadores da SATA e responsabiliza o Governo Regional, que está a conduzir um processo de privatização desastroso.

Novembro 26, 2025

“Não se constrói uma alternativa viabilizando a política que se quer mudar”, afirmou hoje António Lima, reforçando o voto contra do Bloco de Esquerda ao Plano e Orçamento da Região para 2026, e assinalando que “para existir uma política alternativa à direita que governa, é preciso construí-la, afirmá-la, lutar por ela”.

Novembro 25, 2025

O Governo Regional elaborou Plano Regional para a Inclusão Social e a Cidadania (PRISC) que pretende reduzir a pobreza monetária em 40% até 2028, mas o Plano e Orçamento para 2026 não contempla qualquer medida prevista no PRISC. O Bloco de Esquerda vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento para que, já em 2026, sejam concretizadas medidas como os apoios previstos no PRISC dirigidos aos idosos e aos jovens até aos 18 anos.

Novembro 25, 2025

O Governo Regional elaborou Plano Regional para a Inclusão Social e a Cidadania (PRISC) que pretende reduzir a pobreza monetária em 40% até 2028, mas o Plano e Orçamento para 2026 não contempla qualquer medida prevista no PRISC. O Bloco de Esquerda vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento para que, já em 2026, sejam concretizadas medidas como os apoios previstos no PRISC dirigidos aos idosos e aos jovens até aos 18 anos.

Novembro 24, 2025

O Bloco alerta que a segurança dos alunos está em causa em muitas escolas dos Açores devido à falta de funcionários e aos problemas nos edifícios. António Lima afirmou que preferia estar a debater como a escola pode dar um melhor futuro às crianças e jovens, mas que, infelizmente, ainda é preciso focar a discussão em questões básicas como a segurança. 

Novembro 24, 2025

O Plano e Orçamento para 2026 apresentado pelo governo regional demonstra o estado crítico em que a Região se encontra. “Se retirarmos as verbas do PRR – que já devia estar quase todo executado – prova-se que o rei vai nu”, afirmou António Lima, hoje na abertura do debate.

Novembro 23, 2025

“Viabilizar este Orçamento é fechar os olhos aos problemas das pessoas e da economia”, disse hoje António Lima, deputado do Bloco, que apresentou um conjunto de propostas de alteração que apontam o caminho para “construir uma alternativa e devolver a esperança aos Açores”.

Novembro 20, 2025

O anúncio da saída da Ryanair dos Açores é a demonstração de que os Açores não podem ficar reféns de empresas privadas sem qualquer preocupação com a Região e com quem aqui vive.

Novembro 14, 2025

O Bloco propõe uma alteração cirúrgica e imediata à Lei de Finanças Regionais, através do Orçamento de Estado, para garantir um aumento de transferências de aproximadamente 150 milhões de euros todos os anos, até que haja uma revisão profunda da LFR. Atualmente, a transferência desta verba depende da vontade do Governo a cada Orçamento de Estado.

Novembro 11, 2025

O Bloco de Esquerda considera inadmissível que possam estar em causa o pagamento de salários e 14.º mês aos trabalhadores e trabalhadoras das IPSS e Misericórdias dos Açores por alegado atraso na assinatura de contratos de financiamento com a Segurança Social.

Novembro 10, 2025

A intenção de privatizar o serviço de hemodiálise do hospital de Ponta Delgada coincide com a existência de um projeto privado para a construção de um “Centro de Cuidados Renais” por uma empresa regional alegadamente detida por um familiar da presidente do Conselho de Administração, “que tem a responsabilidade de gerir o HDES e tomar decisões estratégicas como a que aqui está em causa”, apontou o deputado António Lima.

Novembro 6, 2025

O Bloco de Esquerda alerta para o encerramento da biblioteca escolar da escola Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória, por falta de funcionários e pede explicações ao governo.

Novembro 3, 2025

Embora não exista nos Açores qualquer clínica privada que realize hemodiálise, o governo regional anunciou que vai externalizar este serviço essencial. “Ou o governo está a colocar em risco os doentes ao encerrar o serviço sem a garantia de que alguém o vai prestar no privado, ou então já tem o negócio fechado com alguma empresa”, afirmou António Lima, hoje, após uma reunião com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR).

Outubro 31, 2025

O Bloco de Esquerda defende que é preciso voltar a negociar o plano de reestruturação da SATA com a Comissão Europeia para evitar “o precipício que o Governo Regional colocou à frente da companhia quando afirmou que a empresa vai fechar se não for privatizada até ao fim do ano”. António Lima aponta a articulação da SATA com a TAP como a solução que pode evitar que os açorianos fiquem abandonados.