Notícias

Junho 13, 2024

O Bloco de Esquerda saudou no parlamento dos Açores o recente reconhecimento oficial do Estado da Palestina por Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia, e defendeu que o governo português deve tomar a mesma posição, como forma de fazer cumprir as resoluções da ONU que preveem a criação de dois estados e contribuir para acabar com o conflito que dura há décadas na Faixa de Gaza.

Junho 13, 2024

O Bloco propôs hoje que o Governo Regional, no âmbito do grupo de trabalho criado para rever o subsídio social de mobilidade, recusasse quaisquer medidas que venham a prejudicar os açorianos, incluindo a medida já anunciada pelo ministro das Infraestruturas de impor um valor máximo abrangido, que pode levar os residentes a pagar mais do que 134 euros para uma viagem ao continente.

Junho 12, 2024

O Bloco de Esquerda vai levar ao parlamento dos Açores uma proposta que defende a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais para todos, garantindo igualdade entre os sectores público e privado. O anúncio foi feito hoje no parlamento, pelo deputado António Lima, numa declaração política sobre as condições de trabalho e o combate à precariedade.

Junho 12, 2024

A proposta do Chega que incentiva a disseminação de hortênsias e que abria a porta ao cultivo de outras espécies invasoras “é uma irresponsabilidade”. Todos os pareceres científicos recebidos no parlamento apontam para os grandes perigos desta proposta para o ambiente e para a agricultura.

Junho 11, 2024

O Bloco de Esquerda alerta que a anteproposta do CH para alterar o subsídio social de mobilidade foi aprovada com um conjunto de remendos que geram dúvidas de interpretação. António Lima afirmou que o Bloco vai continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir um processo mais simples para o passageiro e que nunca aceitará a introdução de um teto máximo para o valor do reembolso, como pretende o atual governo da república do PSD e CDS.

Junho 11, 2024

“O PS deixou a SATA ligada às máquinas, mas o governo de coligação de direita está determinado a desligar a máquina”, disse António Lima, que, perante as opções que têm sido tomadas na companhia aérea açoriana e os resultados alcançados, acusa o governo do PSD, CDS e PPM de estar a “enterrar a SATA”.

Junho 7, 2024

O Bloco de Esquerda dedicou o último dia da campanha eleitoral à Cultura, com encontros com o Cineclube do Faial e com a associação AvistaVulcão. Aurora Ribeiro destaca o papel da cultura na transformação social e defende que a União Europeia deve adaptar os apoios para facilitar as candidaturas de projetos de menor dimensão, particularmente nas Regiões Ultraperiféricas.

Junho 6, 2024

O Bloco de Esquerda defende que a Europa tem que ter em conta as características específicas da pesca que é feita nos Açores – com artes tradicionais que causam menor impacto ambiental e respeitam a conservação das espécies – para adequar os apoios e as quotas a esta realidade.

Junho 5, 2024

O Bloco de Esquerda defende um novo plano de negócios para a SATA, que recentre o grupo na sua missão de servir os Açores e os açorianos, abandonando a privatização. António Lima mostrou-se muito preocupado com a atual situação da SATA e lembra que “por diversas vezes o Bloco alertou para o descalabro que se avizinhava”.

Junho 4, 2024

A Comissão Europeia tem que perceber a importância que a SATA tem para os Açores e permitir uma renegociação do Plano de Reestruturação que evite a privatização da companhia aérea, para proteger a ligação dos residentes dos Açores ao exterior da Região e as exportações dos produtos produzidos no arquipélago.

Junho 4, 2024

António Lima alerta que “há muita gente que não está a ir às urgências” em São Miguel e que “isto não é bom sinal”, por isso defende que é necessário canalizar todos os esforços para repor o Serviço de Urgência do hospital de Ponta Delgada em pleno funcionamento.

Junho 3, 2024

Aurora Ribeiro afirma que é preciso acelerar a aposta nas energias renováveis para que se consiga atingir o objetivo de 70% até 2030 e lamenta que nos últimos cinco anos a Região esteja estagnada na casa dos 30%.

Maio 29, 2024

O Bloco de Esquerda defende a atribuição de apoios específicos aos produtores agrícolas que façam uma transição agroecológica para uma produção mais sustentável. Estes apoios devem garantir a melhoria dos rendimentos dos produtores para que haja um incentivo à introdução de práticas sustentáveis.

Maio 28, 2024

Aurora Ribeiro destaca a importância da posição geoestratégica dos Açores para a União Europeia e dá como exemplo o potencial da Região para as atividades espaciais, que são já uma realidade em Santa Maria, mas que têm ainda muitas possibilidades para crescer.