Share |

Notícias

Janeiro 21, 2022

O Bloco de Esquerda propõe acabar com os cortes nas pensões que atingem ex-trabalhadores da Base das Lajes e outras profissões de desgaste rápido. Jessica Pacheco desafiou hoje os candidatos do PS, Francisco César e Sérgio Ávila, a assumirem, durante a campanha, se vão repetir o voto a favor do fim destes cortes – como fizeram no parlamento dos Açores – ou se vão ficar ao lado de António Costa para manter esta situação absolutamente injusta.

Janeiro 20, 2022

Os dados revelados pelo Governo Regional no seguimento de um requerimento do Bloco de Esquerda mostram que mais de 28% dos funcionários das escolas dos Açores estão a trabalhar ao abrigo de programas ocupacionais. Alexandra Manes considera que estes números são chocantes e provam que o Governo Regional está a promover a precariedade no sector público.

Janeiro 20, 2022

O Bloco de Esquerda lamenta que Portugal tenha cedido mais uma vez aos interesses dos Estados Unidos da América permitindo que os estudos para o processo de descontaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira, decorrentes da utilização militar norte-americana da Base das Lajes, seja conduzido pelos próprios americanos. Jessica Pacheco defende que deve ser o LNEC a dirigir os estudos e que Portugal tem que exigir aos EUA que assumam todos os custos do processo de descontaminação.

Janeiro 17, 2022

O Bloco de Esquerda acusa o Governo do PS de “falta de vontade política” em construir o novo estabelecimento prisional em São Miguel, e que é preciso acabar com a situação de desrespeito pelos direitos humanos dos reclusos e dos profissionais da atual cadeia. Em resposta a António Costa – primeiro-ministro e líder nacional do PS – que ontem referiu que nenhum líder partidário devia fazer uma campanha sem vir aos Açores, Jessica Pacheco disse que “os açorianos estão cansados de visitas, precisam mesmo é que haja o cumprimento dos compromissos”.

Janeiro 16, 2022

A candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelos Açores aponta o recente encerramento do atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Madalena do Pico como mais um exemplo do abandono que se sente nos Açores em relação às responsabilidades que têm que ser asseguradas pelo Estado. Jessica Pacheco defende o reforço de meios humanos e melhores instalações para os serviços de Justiça e Forças de Segurança nos Açores.

Janeiro 15, 2022

O Bloco de Esquerda considera que a atribuição de um subsídio às empresas para pagarem o salário mínimo é absurda porque beneficia as empresas que pagam os salários mais baixos possíveis. A proposta aprovada hoje por PS, PSD, CDS, PPM e IL pretende premiar as empresas que pagam o salário mínimo e deixa todas as outras de fora.

Janeiro 15, 2022

O Governo da República do PS quer tirar aos Açores o poder de autorizar a entrada de cruzeiros científicos no mar dos Açores. Jessica Pacheco, candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República, alerta para o perigo desta intenção do governo de António Costa, e receia que haja interesses contrários aos Açores com o objetivo de explorar, de forma extrativista, as riquezas do nosso mar profundo.

Janeiro 14, 2022

O parlamento dos Açores aprovou hoje a proposta do Bloco de Esquerda para que o Tribunal de Contas faça uma auditoria ao contrato da SCUT da ilha de São Miguel. O objetivo é “trazer mais transparência às contas públicas e defender o interesse público”, explicou António Lima.

Janeiro 14, 2022

O Bloco de Esquerda insiste na defesa da contratação de mais profissionais para o Serviço Regional de Saúde “por forma a que seja possível dar resposta simultânea à pandemia e à atividade assistencial”, disse hoje a deputada Alexandra Manes.

Janeiro 13, 2022

O Bloco de Esquerda votou hoje a favor de um voto de saudação pela luta dos ex-trabalhadores da Cofaco pela defesa dos seus direitos, apresentado pelo PSD. António Lima lamentou, no entanto, o aproveitamento político do PSD, que tentou apagar a história, ignorando o papel dos trabalhadores, tentando dar protagonismo apenas ao deputado do PSD na Assembleia da República, e que agora é candidato.

Janeiro 13, 2022

O combate à pobreza exige alterações estruturais na economia que não constam do programa do atual Governo Regional. António Lima defende que o caminho para combater a pobreza passa pelo aumento das qualificações e uma aposta na Educação, pela dinamização de uma economia com base em produtos e serviços de maior valor acrescentado, pelo combate à precariedade e pelo aumento dos rendimentos dos trabalhadores.

Janeiro 12, 2022

O parlamento dos Açores reconheceu hoje que o Governo Regional ultrapassou as suas competências ao ter criado um regulamento que contrariava a lei. Em causa está a proibição do uso de herbicidas com glifosato em espaços públicos que o Governo Regional quis contornar ao criar exceções que não estavam previstas na lei. Hoje, o parlamento aprovou uma proposta do Bloco de Esquerda que revoga as exceções indevidamente criadas.

Janeiro 11, 2022

António Lima criticou o presidente do Governo Regional por ter levado a debate ao parlamento o relatório de execução financeira do Plano de 2021 antes de publicar o documento. “Não esperava que o presidente do governo viesse falar de um relatório que não é público, e que só o governo conhece. Se esta é a transparência que este governo advoga, estamos conversados, porque mais opaco do que isto é difícil”, disse o deputado do Bloco de Esquerda.

Janeiro 10, 2022

O Bloco de Esquerda defende que o aumento da pista do aeroporto da Horta é fundamental e que o investimento tem que ser feito pela ANA/Vinci, a empresa “que lucra milhões com a gestão dos aeroportos nacionais”. A candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores defende também a reposição da compensação à SATA pelo cumprimento das obrigações de serviço público nas ligações com o continente. Jessica Pacheco salienta que o Bloco é o único partido a colocar estes assuntos no seu programa eleitoral nacional.