Share |

Notícias

Fevereiro 2, 2023

O Bloco de Esquerda quer saber quando é que o governo regional vai nomear os presidentes dos conselhos de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel e do Hospital de Ponta Delgada e quais os motivos para a demora na concretização destas nomeações, uma vez que os anteriores titulares destes cargos se demitiram há 2 meses.

Fevereiro 1, 2023

O Bloco de Esquerda quer que todas as crianças que necessitem – independentemente da sua condição económica – possa aceder às refeições escolares durante os períodos de férias. O objetivo da proposta que o partido vai levar ao parlamento é garantir que todas as crianças têm acesso a pelo menos uma refeição equilibrada por dia, mesmo durante as férias escolares.

Fevereiro 1, 2023

O Bloco de Esquerda congratula-se pelo facto de o Governo Regional ter finalmente decidido realizar o abastecimento de mercadoria à ilha das Flores com um navio mais pequeno e avançar com uma proteção de emergência para facilitar a atracagem no cais, duas medidas que o Bloco propôs recentemente e que o governo anunciou ontem. 

Janeiro 31, 2023

O Bloco de Esquerda critica a ausência de apresentação e discussão pública do projeto de requalificação do centro histórico de Ponta Delgada que a autarquia anunciou apenas três dias antes do início das obras. Avelina Ferreira, deputada municipal do Bloco, enviou hoje um requerimento a solicitar esclarecimentos sobre estas obras no centro da cidade.

Janeiro 31, 2023

O Bloco de Esquerda assinala que o projeto final da obra da variante à cidade da Horta, publicado em dezembro do ano passado, tem diferenças significativas em comparação com o projeto apresentado pelo Governo em agosto de 2021. Por isso, através de um requerimento, o Bloco quer pergunta ao governo se está disponível para apresentar o projeto e submetê-lo a discussão pública.

Janeiro 30, 2023

O navio Monte Brasil, que devia chegar às Flores na próxima quinta-feira, está atrasado, e a operação de descarga poderá estar em risco porque, entretanto, está previsto um agravamento das condições do mar. O Bloco de Esquerda considera que o Governo tem que encontrar imediatamente um navio com as características adequadas às atuais condições do porto das Lajes das Flores – cuja operacionalidade ficou ainda mais afetada depois da recente destruição do antigo quebra-mar pela tempestade Efrain – para garantir o regular abastecimento de mercadoria à ilha.

Janeiro 26, 2023

Os mais recentes indicadores relacionados com as condições de vida da população, nomeadamente o aumento do risco de pobreza, e com a educação nos Açores, preocupam o Bloco de Esquerda e exigem um debate profundo sobre a estratégia do Governo Regional para responder às dificuldades das famílias.

Janeiro 24, 2023

O Bloco de Esquerda está preocupado com a falta de compromisso do Governo Regional para a concretização do projeto da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) na ilha das Flores. A deputada Vera Pires lamenta que o Governo não tenha um plano a médio prazo para a concretização deste compromisso internacional assumido pela Região e acusa o governo de estar a “navegar à vista” à medida do financiamento externo que for aparecendo.

Janeiro 23, 2023

O Bloco de Esquerda apresentou hoje uma proposta para alterar profundamente a política de transportes coletivos nos Açores, que passa pela criação de um passe mensal válido para uma determinada zona – em vez de apenas um percurso – e cujo valor máximo será de 9 euros. O passe inclui viagens de autocarro e ligações marítimas.

Janeiro 20, 2023

O parlamento aprovou hoje uma proposta do Bloco de Esquerda que pretende assegurar o fornecimento à Região de combustível para produção de eletricidade em condições mais favoráveis e justas, depois de muitos anos em que a empresa BENCOM – através de um contrato de exclusividade – obteve lucros abusivos, muito acima da média do sector.

Janeiro 19, 2023

O Bloco de Esquerda considera que é importante baixar o preço das refeições nas cantinas das escolas – como foi hoje aprovado no parlamento – mas alerta que é igualmente importante assegurar mais qualidade nestas refeições. Vera Pires considera que “a gestão das cantinas das escolas públicas não pode ser um negócio” e que “a qualidade tem de estar em primeiro lugar”.

Janeiro 19, 2023

O Bloco de Esquerda vai apresentar propostas para a criação de um Portal das Nomeações e de uma Comissão para o Recrutamento de Dirigentes da Administração Pública Regional, para garantir mais transparência nestes processos de nomeação política e no acesso a cargos dirigentes na administração pública. “Não aceitamos este pântano, incoerência, inação e impunidade de quem governa”, disse António Lima.

Janeiro 18, 2023

O voto de pesar pelo ataque à democracia no Brasil através da invasão e vandalização das sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial, apresentado pelo Bloco de Esquerda, foi aprovado esta manhã no parlamento dos Açores. O deputado do Chega ausentou-se da sala no momento da votação e o deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega) absteve-se, enquanto todos os outros partidos votaram a favor deste voto que condena um ataque à democracia.

Janeiro 17, 2023

O Bloco de Esquerda considera que o atual governo regional está a seguir a mesma estratégia de “desvalorizar a contaminação de solos e aquíferos da ilha Terceira” ao ignorar este problema no Plano de Gestão da Região Hidrográfica aprovado hoje no parlamento. António Lima salientou que, ao nível dos recursos hídricos da Região o cenário é preocupante, particularmente com as grandes perdas de água no sistema de abastecimento (40%) e com a fraca cobertura de sistema de tratamento de águas residuais (44%).