Share |

BE apresenta principais propostas para a ilha Terceira

 

 

A lista de candidat@s pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, do BE/Açores foi apresentada, ontem, na sede do partido/movimento, em Angra do Heroísmo.

Paulo Mendes, o primeiro candidato da lista, fez a apresentação das principais propostas da mesma, as quais incidem, principalmente, nas políticas de transportes, saúde, cultura, ambiente e de criação emprego.

Nos transportes, defenderam a redução dos tarifários, o aumento do número de carreiras e das respetivas ligações.

Na saúde, foi defendida a extinção das taxas moderadoras, pois, os terceirenses não tem de pagar mais, quando já descontam do fruto do seu trabalho contribuições para a saúde; condições de formação técnica de médic@s, como incentivo à sua fixação nos hospitais da Região; a criação de uma rede regional de unidades de cuidados paliativos e o estabelecimento de um Centro de Reabilitação para toxicodependentes na ilha Terceira.

Para @s candidat@s do BE/Açores, pela ilha Terceira, a cultura e a História da ilha e da Região deverão ser parte integrante do quotidiano, pelo que urge incentivar a atividade artesanal e a recuperação de artes e ofícios com fins que se adequem à realidade atual. É considerando essa perspetiva que o modelo de turismo para a ilha e para a Região dever-se-á basear no turismo rural e no agroturismo, o qual se coaduna com o nosso território.

Desafiou o PS, PSD e CDS/PP a clarificarem as suas posições relativamente à construção de uma incineradora na ilha Terceira, pois trata-se de uma opção política com consequências gravosas para a ilha e para toda a Região, em termos ambientais, económicos e de saúde pública. O BE/Açores defende que dever-se-á optar pela construção de centrais de compostagem e investir na produção de biogás. São alternativas que além de serem ambientalmente sustentáveis, são também formas de criação de emprego.

A posição geoestratégica da ilha Terceira deve ser colocada ao serviço d@s terceirenses e d@s açorian@s e a utilização militar da Base das Lajes tem sido um obstáculo ao investimento civil/comercial que poderia gerar mais e melhores empregos. @s candidat@s do BE/Açores, pela ilha Terceira, perante o interesse recente da Pan America, propõem que se reconvertam as atuais infraestruturas militares numa plataforma de apoio à aviação civil/comercial.

Aproveitou para apelar aos e às terceirenses para que saibam distinguir entre quem pretende, sem reservas, quebrar com as políticas que nos têm governado e com o populismo exacerbado que só procura dividir para conquistar. Foi feita uma retrospetiva dos últimos quatro anos de legislatura e da forma como uma maioria do PS não utilizou as prorrogativas da autonomia para defender @s açorian@s e de como o PSD e CDS se aliaram a essa maioria para servir os interesses instalados.