Acabar com o corte nas pensões por via do fator de sustentabilidade – um corte que atualmente atinge muitos ex-trabalhadores da Base das Lajes – é uma das 9 propostas que o Bloco de Esquerda enviou hoje ao Governo da República em prol de um avanço na negociação em curso sobre o Orçamento do Estado para 2022.
O Bloco aponta, assim, como prioridade para o próximo Orçamento do Estado, uma proposta que concretiza aquilo que foi aprovado no passado mês de julho no parlamento dos Açores por proposta do Bloco de Esquerda Açores.
A proposta do Bloco de Esquerda foi aprovada por unanimidade no parlamento dos Açores, mas tratando-se de uma matéria de competência nacional terá que ser aprovada também na Assembleia da República.
O Bloco pretende assim acabar com esta injustiça que penaliza não só ex-trabalhadores da Base das Lajes, mas também outras pensionistas de outras profissões de desgaste rápido como pescadores, trabalhadores marítimos da marinha do comércio de longo curso, de cabotagem e costeira, trabalhadores da extração ou transformação primária da pedra, profissionais de bailado, trabalhadores portuários, controladores de tráfego aéreo e pilotos de aviação, por exemplo e pensionistas com longas carreiras contributivas.
As outras oito propostas enviadas hoje ao Governo da República estão relacionadas com a Saúde e com o Código do Trabalho.