BE propõe aprofundamento de estudo antes de avançarem as obras no porto da Horta

As obras que se pretendem fazer na baía da Horta “não resolvem as questões de fundo com que hoje se debate o porto e representam uma ameaça às suas condições naturais”, alertou hoje a deputada Alexandra Manes, que anunciou que o Bloco de Esquerda vai apresentar uma iniciativa no parlamento com o objetivo de aprofundar e ampliar o âmbito do estudo sobre as obras do porto da Horta.

“Ainda que pior do que ter um problema por resolver é criar por cima dele novos problemas”, disse a deputada durante a discussão de uma petição a favor da suspensão das obras de construção civil no Espelho de Água do Porto da Horta.

O Bloco de Esquerda considera que “o resultado das obras do novo cais de passageiros é motivo de preocupação para todos, sendo já sobejamente conhecidos os efeitos nocivos na dinâmica interna das correntes e ondulação das águas, afetando precisamente a segurança do porto”.

Tendo em conta que “uma vez feitas, as obras previstas exigirão meios e esforços redobrados para a sua correção”, o Bloco considera que “qualquer intervenção planeada para esta baía deve ser alvo de um planeamento muito cuidado, fundamentado em estudos aprofundados e isentos e que inclua também a participação de todos os agentes com interesses na atividade portuária”.

Share this