BE quer implementar reutilização de tinteiros e toners em defesa do ambiente e das contas públicas

O Bloco de Esquerda entregou hoje na Assembleia Legislativa dos Açores um projecto de resolução que pretende implementar a reutilização, sempre que possível, de consumíveis informáticos, nomeadamente, toners e tinteiros, em todos os serviços do Governo Regional, Administração Pública Regional, Institutos Públicos e Empresas Públicas ou com capital maioritariamente público.

A proposta dos deputados do Bloco de Esquerda prevê, ainda, que, no planeamento da aquisição de equipamentos informáticos destas instituições, seja priviligiada a aquisição de equipamentos compatíveis com materiais recicláveis.

O objectivo desta proposta é contribuir para uma clara redução das despesas com consumíveis informáticos, contribuindo, ao mesmo tempo para a promoção de práticas de defesa ambiental.

Referindo que, “infelizmente, nos Açores, a prática eco-eficiente no tecido produtivo é, ainda, quase inexistente”, o projecto de resolução do BE considera que o Governo Regional tem a responsabilidade de assumir uma posição de exemplo.