Bloco alerta para problemas criados pela sobrepopulação de coelhos no Parque Urbano e aponta soluções que garantem o bem-estar animal

O Bloco de Esquerda alerta para sobrepopulação de coelhos no Parque Urbano, em Ponta Delgada, e defende a implementação de medidas por parte da autarquia que garantam o bem-estar destes animais e que limitem a sua reprodução.

O aumento descontrolado do número de coelhos no Parque Urbano está a deixar muitos animais com sinais de desnutrição, por falta de comida suficiente no interior do parque. Esta situação está também a obrigar os animais a procurar alimento fora do parque, levando a que muitos sejam atropelados e mortos nas ruas circundantes.

O Bloco tem conhecimento de voluntários que têm tentado providenciar alimento aos coelhos do Parque Urbano, mas salienta que esta é uma responsabilidade que tem de ser assumida pela autarquia, que é responsável por aquele espaço de lazer.

Avelina Ferreira, deputada municipal do Bloco em Ponta Delgada, enviou hoje um requerimento ao executivo a perguntar se tem conhecimento desta situação e se está ponderar medidas para a resolver, assegurando sempre o bem-estar destes animais.

O Bloco defende que devem ser tomadas medidas de controlo populacional, nomeadamente através da esterilização de animais, para garantir uma melhor harmonia com a natureza e salienta que nunca deverão ser tomadas quaisquer outras medidas de controlo populacional que não tenham em consideração o bem-estar dos animais.

Além disso, o Bloco salienta que a autarquia deve imediatamente providenciar alimento em quantidade suficiente a estes animais e garantir que possam estar em áreas delimitadas que garantam a sua proteção.

Share this