Bloco de Esquerda alerta para prejuízos na economia de Santa Maria provocados por problemas no transporte marítimo

A comissão de ilha do Bloco de Esquerda em Santa Maria considera que os problemas no transporte marítimo de mercadorias que têm afetado a ilha de forma cada vez mais frequente nos últimos meses e o fim do transporte marítimo de passageiros decidido pelo atual governo têm sido prejudiciais à economia da ilha.

No passado dia 23 de agosto, a viagem do navio “Baía dos Anjos” que estava agendada para abastecimento da ilha de Santa Maria acabou por ser cancelada na sequência de uma avaria da embarcação.

Esta perturbação no fornecimento não é singular neste verão, tendo já no final de julho o transporte sido assegurado pela embarcação “Cristiano B”, que possui menor capacidade de carga. Estes episódios afetam visivelmente as dinâmicas do comércio, bem como outros setores associados.

Não obstante ao serviço que esta empresa realiza há décadas, fica evidente a necessidade de um investimento público. A garantia de uma frota apropriada às condições da rota e necessidades da ilha.

A Comissão de Ilha de Santa Maria do Bloco de Esquerda insiste que é necessário criar um serviço de transporte marítimo que decorra no ano inteiro e que se estenda ao transporte de passageiros, além de mercadorias. Esta visão não é nova e já foi, aliás, defendida no contexto eleitoral por partidos da coligação que está no governo.

O transporte marítimo é mais um dos assuntos fundamentais para os Açores em que o atual governo revela falta de capacidade de decisão e clareza.

Recorde-se que o atual governo anunciou o fim das ligações marítimas de passageiros para a ilha de Santa Maria sem sequer ouvir a população e as entidades da ilha e só depois anunciou a realização de um estudo para definição do modelo de transporte marítimo no arquipélago. No entanto, antes de o estudo estar concluído, o Governo voltou a acenar com um possível regresso das viagens marítimas de passageiros entre São Miguel e Santa Maria.

Share this