Bloco de Esquerda quer criar rede municipal de hortas urbanas no concelho da Lagoa

O candidato do Bloco de Esquerda Lagoa, defende a criação de uma rede municipal de hortas urbanas de acesso gratuito a todos os Lagoenses, como prioridade para os que não possuam terrenos agrícolas.

Mário Rui Pacheco defende que esta rede deve ser criada em cooperação com as comunidades locais, e deve, a médio prazo, estender-se a todas as freguesias do concelho.

Os utilizadores destas hortas urbanas devem ter acesso a formação prática e teórica sobre agricultura biológica e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas, sendo para este efeito, realizadas parcerias com outras entidades.

Esta é claramente uma aposta para ajudar a responder à situação de crise económica e social, marcada pelos baixos rendimentos, que levam, muitas vezes, à dificuldade no acesso a bens de primeira necessidade, mas também transformar Lagoa num concelho sustentável, dotado destes espaços de convívio, lazer e aprendizagem, que sensibiliza os Lagoenses para a importância de uma alimentação saudável e para a defesa do ambiente e por uma economia circular eficiente.

Share this