
O Bloco de Esquerda enviou um requerimento à câmara municipal de Vila do Porto a solicitar esclarecimentos sobre o Orçamento da autarquia para o próximo ano. Apesar de já não estar representado na Assembleia Municipal de Vila do Porto, o Bloco de Esquerda continua a participar ativamente na vida política do município.
Hoje serão aprovados em sede de Assembleia Municipal os documentos relativos ao Plano e Orçamento municipais para 2022.
Mesmo não estando representado nos órgãos locais, o Bloco de Esquerda considera importante manter a responsabilidade a que habituou os marienses: um dever de exigência pela informação e transparência, a par de uma postura construtiva.
Assim, o Bloco levanta questões sobre diversas áreas que têm que ser clarificadas, nomeadamente sobre educação, apoios para fazer face às consequências da pandemia, apoios à habitação, abastecimento de água, cultura, orçamento participativo, apoios às associações e estratégia para o turismo.
O Bloco questiona ainda o executivo sobre o cumprimento de uma proposta que partiu do partido que lidera agora o executivo: a constituição de um Gabinete de Apoio ao Estudantes Deslocado.
O Bloco reconhece que há uma boa evolução prevista pela autarquia em áreas como o ordenamento de território e a habitação, mas quer mais informação e mais transparência sobre as áreas anteriormente enunciadas.
O Bloco de Esquerda Santa Maria quer contribuir para a dinamização da discussão local, promovendo boas práticas democráticas extrainstitucionais.