Orlando Guerreiro quer melhores respostas para os jovens e para as crianças na Lagoa, um concelho jovem e que está a crescer. O candidato quer criar mais vagas em creche, mais vagas em ATL e espaços verdes com sombra em todos os parques infantis.
Ontem, no Bairro de São José, Orlando Guerreiro alertou para a enorme lista de espera – com dados da própria autarquia – que existe no concelho para as valências de creche e ATL.
O candidato apontou para a existência de “mais de cem crianças” à espera de vaga em creche e “mais de 500 crianças em lista de espera para aceder a ATL”.
“Sendo a Lagoa um concelho jovem, com a população em crescimento, é importante criar infraestruturas para os jovens e para as crianças”, apontou.
Orlando Guerreiro coloca a hipótese de se avançar com a construção de edifícios de raiz com esta finalidade, mas diz que em primeiro lugar deve ser considera a hipótese de se adaptar edifícios que pertençam à autarquia e que possam ser adaptados, porque o mais importante é criar novas vagas.
“Se queremos que as pessoas tenham boa qualidade de vida, que se foquem nos seus trabalhos, é importante ter espaços em que as crianças tenham locais seguros, com acesso a educação e momentos lúdicos”, afirmou o candidato.
Orlando Guerreiro defendeu também a necessidade de alargar a frequência de ATL até ao final do segundo ciclo: “Ainda hoje falamos com várias mães que ficam angustiadas por ter de deixar crianças com 10 e 11 anos sozinhas em casa, porque o ATL termina no final do ensino primário”.
O candidato, que prestou declarações à comunicação social junto a um parque infantil, alertou para a necessidade de dotar estas infraestruturas com espaços verdes, que proporcionem sombra e maior contacto com a natureza.