
O Bloco de Esquerda enviou hoje um ofício à Câmara Municipal da Ribeira Grande a propor a realização de uma campanha de esterilização gratuita de longa duração destinada a animais de companhia e animais errantes até se alcançar um maior controlo populacional.
Neste documento, a estrutura do Bloco de Esquerda na Ribeira Grande recomenda também à autarquia que realize campanhas de sensibilização para a esterilização e identificação dos animais, com o objetivo de reduzir o abandono animal, e que elabore um plano para dar início a programas de captura-esterilização-devolução para o controlo das colónias de gatos silvestres, que não são, por natureza, domesticáveis.
Tendo em conta que a autarquia tem um veterinário a tempo inteiro desde outubro do ano passado, considerando que a última campanha de esterilização promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande foi há mais de um ano, e tendo em conta ainda o descontentamento da população em relação ao aumento de animais errantes que se tem verificado no município, o Bloco de Esquerda considera que está na hora de avançar com este conjunto de medidas para promover o bem-estar animal.
O Bloco de Esquerda alerta que a esterilização animal – que é a abordagem mais eficaz no controlo populacional dos animais de companhia e errantes – tem um custo considerável, fazendo com que muitos animais não sejam esterilizados devido a dificuldades financeiras das famílias. Daí a importância de as campanhas de esterilização serem gratuitas e de longa duração.