Catarina Martins diz que autarcas do Bloco vão fazer a diferença na defesa do ambiente e turismo

Num comício realizado ontem em São Miguel, no Teatro Ribeiragrandense, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, enalteceu o trabalho realizado pelos deputados municipais do BE em Ponta Delgada e na Ribeira Grande ao longo do último mandato e considera que a eleição de autarcas do Bloco vai fazer a diferença na defesa do ambiente, “a maior riqueza dos Açores”, e na regulação do turismo.

“Como é possível que em ilhas tão extraordinariamente bonitas como as dos Açores, possamos tropeçar tantas vezes em questões ambientais? Isso é uma falha grave de responsabilidades”, defendeu Catarina Martins, apontando que este é um dos casos em que “nós podemos fazer legislação para punir, mas o que nós precisamos acima de tudo é de prevenir”, uma responsabilidade que cabe muitas vezes ao poder local.

Outro dos temas também em debate na Região Autónoma dos Açores tem a ver com a pressão turística. “Se não for regulado, o turismo acaba por matar a galinha dos ovos de ouro: o país, as pessoas, o ambiente”, avisou Catarina, sublinhando a necessidade de haver nas autarquias “forças políticas que saibam dizer que atividades económicas devem ser reguladas” no sentido de “combater a precariedade, ter regras sobre o arrendamento, ter regras ambientais e pedir o contributo próprio a quem ganha tanto dinheiro com o turismo para pagar a pressão que o turismo tem sobre os próprios serviços públicos e as infraestruturas que são de todos”.

Share this