1 - Deslocou-se, ontem, a Lisboa, uma delegação da Assembleia Legisltiva dos Açores, para pedir esclarecimentos à Ministra das Finanças, sobre o anunciado fecho de repartições de finanças, nas ilhas da nossa Região.
2 - Antes da partida da delegação, foi esta informada de que a Srª Ministra tinha delegado, no Secretário dos Assuntos Fiscais, a recepção e acompanhamento da referida reunião. Chegada ao Ministério, a delegação açoriana acabou por ser recebida pelo Chefe de Gabinete do Sr, Secretário…
3 - Mais uma vez, fica patente o desrespeito que o Governo PSD/CDS insiste em assumir, perante os/as reperesentantes dos Açores. Tanto mais, tratando-se de uma reunião acordada em devido tempo.
4 - Esta prática reiterada do Governo da República merece o mais forte protesto do Bloco de Esquerda, estranhando a complacência dos outros partidos dos Açores.
5 - Sobre a matéria em causa, obtivemos do Sr. Chefe de Gabinete o compromisso de que, pelo menos, uma repartição ficaria aberta, em cada uma das 9 ilhas e de que não haveria despedimentos de trabalhadores/as.
6 - Não sendo um compromisso de nenhum membro do Governo, o mesmo vale o que vale e não é uma resposta adequada às necessidades das populações.
7 - A vigilância, sobre esta matéria, deve continuar, pois a fuga dos membros do Governo da República a tomar compromissos, levanta ao Bloco de Esquerda/Açores as maiores dúvidas.