Emprego e Ambiente são prioridades do BE para a Praia da Vitória

Alexandra Manes, apresentada hoje como candidata do BE à Câmara Municipal da Praia da Vitória, aponta a criação de emprego e a resposta aos problemas ambientais provocados pela utilização militar da Base das Lajes pelos Estados Unidos da América como prioridades para o próximo mandato autárquico.

“As dificuldades criadas pelo período de cortes cegos, da responsabilidade do anterior Governo do PSD/CDS, a que se juntou o processo de redução do efetivo ao serviço dos Estados Unidos da América na Base das Lajes, e o perigo para a saúde pública que representa a poluição gerada pela utilização militar da Base das Lajes, são os maiores desafios para o futuro da Praia da Vitória”, disse a candidata.

Alertando para os perigos para a saúde pública, Alexandra Manes salienta que o BE não irá compactuar com a forma leviana com que a situação da contaminação por hidrocarbonetos, nos aquíferos da Praia da Vitória tem sido tratada, e reitera que tem que ser o poluidor – os EUA - a cumprir a sua obrigação de garantir um processo de descontaminação profundo e tecnicamente suportado.

A candidata afirma que o BE “tem um rumo para o desenvolvimento económico do concelho da Praia da Vitória, que assenta em projetos concretos e exequíveis, com base nas condições e infraestruturas existentes”, nomeadamente num aproveitamento de todo o potencial comercial do porto, para que funcione como plataforma logística entre as Américas - norte, centro e sul - e a Europa, e do aeroporto, para que seja uma plataforma logística para a aviação civil.

“Não podemos continuar a permitir que o potencial da utilização civil destas duas infraestruturas seja desperdiçado, em nome de uma utilização militar que só nos prejudica. Basta de subserviência”, disse a candidata do BE, que não aceita “que os interesses bélicos dos norte-americanos esmaguem o desenvolvimento económico da Praia da Vitória”.

Na apresentação da candidatura, hoje, Alexandra Manes relevou que o BE quer acabar com a precariedade laboral na autarquia, garantido a integração de todos os trabalhadores precários e ao abrigo de programas ocupacionais que correspondam a necessidades permanentes, com um contrato de trabalho que respeite todos os seus direitos, e apresentou propostas para ação social, bem-estar animal, combate à violência doméstica, entre outras.

Alexandra Manes é ajudante de educação especialista e tem 42 anos. Aníbal Garcia, professor, de 56 anos, é o primeiro candidato do BE à Assembleia Municipal da Praia da Vitória.

Share this