Heitor Amaral será o candidato do Bloco de Esquerda à Freguesia de Rabo de Peixe. Assistente operacional numa escola da freguesia, o candidato tem uma forte ligação à comunidade, quer pela sua atividade profissional – trabalha na escola há 27 anos – quer através da sua atividade em várias instituições ligadas à Cultura.
Unir Rabo de Peixe, uma vila com cerca de 10 mil habitantes, com realidades muito distintas, é o principal objetivo de Heitor Amaral, que considera que isto só é possível através do combate à pobreza e às desigualdades.
A Educação e a intervenção na área social estão, assim, no topo das prioridades desta candidatura.
Heitor Amaral, considera muito importante a aposta na melhoria das condições das escolas da vila de Rabo de Peixe, uma realidade que conhece muito bem, e à qual está ligado profissionalmente e como pai. O facto de ser o primeiro subscritor de uma petição pela realização de obras que melhorem as condições da Escola Luísa Constantina, discutida recentemente no parlamento, é um exemplo das lutas que Heitor Amaral tem travado pela melhoria das condições das escolas de Rabo de Peixe e da sua entrega na defesa de causas para melhorar a vida da população da vila.
A cultura é outra das prioridades desta candidatura, porque é uma forma de aproximar as pessoas e promover o sentido de comunidade, assim como o desenvolvimento pessoal.
Heitor Amaral tem uma forte ligação ao sector da Cultura. É responsável pelos músicos da Despensa Os Companheiros, já esteve ligado a muitas bandas filarmónicas – neste momento ensino música na Banda Progresso do Norte –, e foi um dos fundadores do grupo tradicional de folias Irmãos DES Caridade, onde toca acordeão.
Heitor Amaral está também ligado à defesa dos trabalhadores, sendo delegado sindical no sector da administração pública há cerca de 15 anos.