Share |

Joana Bettencourt quer criar serviços gratuitos de apoio aos idosos na Praia da Vitória

Joana Bettencourt defende a criação de serviços municipais gratuitos para os idosos, nomeadamente serviços de entrega de medicamentos, transporte para consultas médicas e serviço de pequenas reparações.

As propostas surgem no seguimento do alerta feito por várias juntas de freguesia do concelho, que alertaram para as dificuldades sentidas pela população mais idosa.

Joana Bettencourt considera que a autarquia tem o dever de fazer mais pelos idosos, e lembra que a pandemia evidenciou ainda mais a vulnerabilidade em que muitos se encontravam.

“Há idosos que têm uma pensão tão baixa que precisam de escolher entre comprar comida ou medicamentos, há idosos a sofrer de violência doméstica, há idosos que vivem em extrema solidão, e não podemos ser indiferentes a esta situação”, disse a candidata numa ação de campanha, hoje, no centro da Praia da Vitória.

Assim, Joana Bettencourt defende o aumento de ações de policiamento – articuladas com as juntas de freguesia – para identificar casos de solidão, violência e pobreza, a criação de um serviço de transporte municipal gratuito para deslocações aos serviços de saúde e distribuição de medicamentos, e criação de um serviço municipal gratuito de pequenas reparações.

“Estamos a falar de pessoas que podem ter dificuldades para coisas simples como reparar uma canalização, uma janela ou uma porta”, diz a candidata.

“Os idosos de hoje são aqueles que nos ajudaram ontem. O nosso dever é fazê-los envelhecer com dignidade”, conclui Joana Bettencourt, que salientou que “em geral as autarquias estão a falhar neste auxílio aos idosos”.