O Bloco relembra três promessas feitas pelo Governo em 2021: as obras na Trinity House, para as quais se fez projeto mas que no último nem foram incluídas no orçamento regional; os jardins da casa Manuel de Arriaga, abandonados após a pompa de plantação da primeira árvore pelo presidente do Governo e a segunda fase da EBI da Horta, cuja obra nunca arrancou.
Aurora Ribeiro e a candidatura pelo Faial às eleições do próximo domingo visitaram os três espaços e consideram estas obras de interesse para a ilha, a bem do desenvolvimento cultural e educacional da comunidade faialense e da revitalização das atividades de desporto e lazer no centro da cidade da Horta. O partido relembra ainda os alertas que tem lançado sobre a necessidade de manutenção dos edifícios do Museu da Horta, como a cobertura da Casa Manuel de Arriaga e o edifício do antigo Colégio dos Jesuítas.
Museu dos Cabos Submarinos - Trinity House
O Museu dos Cabos Submarinos, previsto para a Trinity House, foi anunciado em 2021 pela então denominada Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital. Nesse momento, a obra previa, além da valência de museu, gabinetes de conservação e restauro, de arqueologia e de investigação, uma carpintaria e espaço para acolher associações culturais da ilha do Faial. O projeto terá sido adjudicado em 2022, mas no ano de 2023 nem foi prevista verba em orçamento para ele nem se executou o que estava previsto para a empreitada no orçamento anterior.
Jardim do Solar dos Arriaga - uma árvore que acabou por morrer sozinha
José Manuel Bolieiro e Luís Garcia, agora candidatos da coligação mas que na altura ocupavam, respetivamente, os cargos de presidente do governo e presidente da assembleia regional, plantaram a primeira árvore em 2021. O Bloco alerta para o facto de que desde esse momento até agora nada mais aconteceu. Esta árvore, da espécie Liquidambar styraciflua acabou mesmo por vir a morrer, o que, na perspetiva dos candidatos, ilustra bem o abandono a que muitas das promessas deste governo foram votadas. De notar que em 2009 houve uma petição de mais de 600 subscritores conseguida em pouco mais de uma semana e que pedia a reabilitação integral do Solar dos Arriaga, de modo a que os jardins não ficassem esquecidos.
Segunda Fase da EBI da Horta
Em 2021, a Secretária Regional da Educação anunciou uma obra de 7 milhões de euros para a sede da unidade orgânica da EBI da Horta. Esta obra inclui a reabilitação do Bloco D desta escola e também a do pavilhão desportivo da Horta, utilizado pela comunidade. O Bloco considera este investimento prioritário para a manutenção dos edifícios, para a melhoria das condições de prática de educação física e para a melhoria de condições de estudo com a construção de um laboratório e de uma nova biblioteca. O projeto está há demasiado tempo em fase de revisão, sem que se saiba quando irão avançar estas obras.