Parlamento aprova voto do Bloco que assinala Dia do Trabalhador e salienta importância de se aumentar salários no público e no privado

O parlamento aprovou hoje, por proposta do Bloco de Esquerda, um voto de saudação pelo 1.º de Maio – Dia do Trabalhador – que destaca a importância de se aumentar salários, tanto da função pública como do setor privado, para que as famílias possam fazer face ao aumento do custo de vida provocado pela inflação que se está a registar.

“Assinalar o 1.º de Maio é também exigir a melhoria das condições de trabalho, e acima de tudo a valorização dos salários, tanto da função pública como do setor privado, em que a inflação irá, rapidamente, suprir os aumentos previstos”, disse a deputada Alexandra Manes.

A deputada do Bloco alertou ainda para a importância de se combater o trabalho precário: “Continuamos a viver com o flagelo do trabalho precário por ainda ser muito fácil despedir, com a redução do pagamento das horas extraordinárias e descanso compensatório, com a destruição da estabilidade dos horários de trabalho com a introdução dos bancos de horas determinados pelas entidades patronais, com o prolongar o trabalho temporário e com a política de salários baixíssimos”.

O voto, aprovado por unanimidade, enaltece “a coragem de todos os homens e mulheres que lutam pela melhoria das condições de trabalho, salários dignos e respeito por todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras”.

A deputada Alexandra Manes recordou os acontecimentos históricos, que remontam ao século XIX, que levaram a que o Dia do Trabalhador seja celebrado a 1 de maio, e assinalou muitas das conquistas que desde esta altura foram alcançadas: o Estado Social, a Segurança Social, o direito a cuidados de saúde públicos, à educação, à habitação, o direito ao trabalho e ao salário, a luta pelo pleno emprego, o reconhecimento às férias e aos subsídios de férias, a proibição dos despedimentos sem justa causa e a instituição, pela primeira vez, do salário mínimo nacional, e o direito à greve, à contratação coletiva e à organização sindical.

“Toda esta luta foi importante, mas nem por isso podemos descansar e pensar que esta luta chegou ao fim. Ainda para mais, quando, nos últimos dois anos, devido à pandemia, as condições de vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras pioraram”, alertou a deputada do Bloco de Esquerda.

Share this