BE aponta falhas ao concurso público dos minibus

 

O BE vota contra os moldes do caderno de encargos deste concurso, pois ele não contempla vários aspectos que defendemos como essenciais para a melhoria do transporte público oferecido:

- Não se procede ao necessário alargamento da rede coberta pelos minibus, mantendo-se apenas as 3 linhas actualmente em funcionamento. Continua em falta, nomeadamente, a ligação entre o Aeroporto e o centro da cidade, situação que obriga os utentes ao uso de táxi ou viatura particular nessas deslocações.

- O horário de funcionamento mantém-se apenas nos dias úteis e entre as 07h30 e as 19h30, não promovendo assim a mobilidade, em transporte público, fora do horário de trabalho normal dos munícipes.

- Os critérios ecológicos cingem-se aos mínimos legais – continua a não haver aposta em combustíveis mais limpos, por exemplo. 

O desígnio camarário de “cidade sustentável”, no âmbito da Agenda 21 local (“combinar transportes, ambiente e território é melhorar o ambiente e potenciar a viabilidade económica da cidade”) continua a ser apenas discurso, não se traduzindo em medidas concretas com as anunciadas “soluções que salvaguardem o bem-estar actual e as gerações futuras”, não melhorando efectivamente o transporte público, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Share this